Linha privatizada tem pane em dia de greve após Tarcísio elogiar concessões

A linha 9 - Esmeralda está com operação parcial na tarde de hoje devido a uma falha no sistema elétrico. A linha, que é operada pela empresa Via Mobilidade, é a que apresentou o maior número de falhas este ano entre as linhas privatizadas. Metroviários da CPTM fazem greve contra privatizações.

O que aconteceu

A circulação da Linha 9 - Esmeralda está paralisada entre as estações Morumbi e Pinheiros. Segundo a concessionária Via Mobilidade, os problemas na linha começaram por volta das 14h.

A circulação chegou a ser suspensa entre o trecho das estações de Morumbi a Osasco. A concessionária afirma que, neste momento, a operação está normal entre as estações Mendes - Vila Natal e Morumbi, e no trecho entre Pinheiros e Osasco.

O motivo da paralisação foi uma pane elétrica que causou um curto-circuito entre as estações Cidade Jardim e Vila Olímpia. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que chegou a sair fumaça de uma composição. Ninguém ficou ferido e os passageiros foram retirados do trem.

"Técnicos da ViaMobilidade atuam para apurar as causas da falha e para normalizar integralmente a operação", afirma a empresa.

Por meio de nota, o governo informou vai averiguar o problema. "Por meio Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP), vai instaurar um processo administrativo para apurar a falha no sistema de energia da Linha 9-Esmeralda ocorrida nesta terça-feira (3). Qualquer inconformidade verificada é apurada e, se confirmada, as sanções e penalidades previstas em contrato são aplicadas. A energia foi reestabelecida e os primeiros trens estão em funcionamento."

Ônibus da operação Paese foram acionados para atendimento do trecho, informou a empresa. Paese é o Plano de Apoio entre Empresas de transporte frente as Situações de Emergência".

Nesta manhã, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) elogiou as concessões ao defender os estudos para privatizações de outras linhas. A fala ocorreu durante pronunciamento sobre a greve dos metroviários.

Continua após a publicidade

Segundo o governador, serviços públicos precisam ter "regularidade e disponibilidade".

E quais são as que estão em funcionamento hoje? As que foram transferidas para a iniciativa privada. Essas linhas não estão deixando o cidadão na mão.
Tarcísio de Freitas, governador de SP

As linhas de trem operadas pela Via Mobilidade chegaram a apresentar até o triplo de falhas que as administradas pela CPTM.

Entre as linhas privatizadas, a Linha 9-Esmeralda foi a que apresentou mais falhas este ano, somando 23 ocorrências.

Em agosto, a Via Mobilidade assinou um Termo de Ajustamento de Conduta em que deve pagar R$ 150 milhões em indenização por danos materiais e morais coletivos por falhas nas Linhas 8 e 9.

A concessionária assumiu a gestão das duas linhas de trem em janeiro de 2022.

Deixe seu comentário

Só para assinantes