Dia das Crianças: por que é comemorado em 12 de outubro?

O Dia das Crianças é comemorado em diversos países, mas nem todos os lugares celebram a data no dia 12 de outubro. Países como Portugal e Moçambique celebram no dia 1º de junho, data proclamada como o Dia Internacional da Criança.

Já a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança. Foi nessa data que a Declaração Universal dos Direitos das Crianças foi aprovada, em 1959.

Por que Brasil preferiu o dia 12 de outubro?

A resposta está na junção de fatores históricos e comerciais. Em 1923, o Rio de Janeiro, então capital do país, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança, data que teve bastante apelo popular.

Levando em conta o sucesso do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou um projeto de lei que estabelecia essa data como comemorativa. Foi então que, em 5 de novembro de 1924, o decreto 4867 instituiu o 12 de outubro como o Dia da Criança em todo o território brasileiro.

Esse é o marco histórico para a data. Contudo, mesmo com o decreto, não havia de fato muita movimentação em direção ao Dia da Criança. Para se ter uma ideia, em 1940, o então presidente Getúlio Vargas criou um decreto que fixava as bases da organização da proteção à infância e adolescência em todo país.

Neste decreto, o presidente colocou que o Dia da Criança seria comemorado no Brasil em 25 de março. A ideia, contudo, não emplacou e ficou no papel.

Foi em 1955 que uma campanha de marketing da empresa de brinquedos Estrela ativou de vez o 12 de outubro como a data para celebrar o Dia da Criança no país.

De acordo com o Brasil Escola, o então diretor comercial da marca, Eber Goldberg, lançou a "Semana do Bebê Robusto". O sucesso da campanha foi tanto que outros empresários do ramo de brinquedos decidiram investir na data a partir do ano seguinte.

Foi então que a campanha publicitária promovendo a Semana da Criança foi lançada, com o objetivo de alavancar as vendas. Com os bons resultados, o grupo de empresários trouxe de volta as comemorações para o dia 12 de outubro, data criada pelo deputado Galdino do Vale.

Continua após a publicidade