Conteúdo publicado há 6 meses

Líder quilombola é assassinado a tiros no Maranhão

Um líder quilombola foi assassinado no Maranhão nesta sexta-feira (27).

O que aconteceu?

José Alberto Moreno Mendes foi morto na porta de casa, em Itapecuru-Mirim, segundo informações de organizações sociais.

Ele foi baleado por dois homens, que fugiram do local, no quilombo Jabiara dos Rodrigues.

José Alberto era presidente da associação de moradores do quilombo e atuava na união das comunidades negras rurais quilombolas de Itapecuru-Mirim.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, que visitou o município de Itaperucu-Mirim em evento neste sábado (28), lamentou a morte.

Ele disse que o governo do Maranhão determinou a ida do secretário de Segurança do estado ao local do crime para "esclarecer imediatamente e prender os executores".

Além de Paulo Teixeira, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania também lamentou a morte de Mendes. "Neste momento de dor e luto, estendemos nossas condolências aos familiares e amigos de José Alberto, e reforçamos nosso compromisso com a sua luta por um país mais justo e igualitário. Sempre que um defensor de direitos humanos tomba e é silenciado, toda a sociedade brasileira perde a oportunidade valiosa de avançar no debate em torno da construção de soluções para as graves violações de direitos humanos que ainda afetam a maioria do nosso povo", diz a nota.

O assassinato de José Alberto é o 10º de um quilombola no Maranhão neste ano, segundo levantamento da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Maranhão.

O MST Maranhão também emitiu nota de solidariedade nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Ao UOL, a Polícia Civil do Maranhão informou que as investigações sobre o assassinato foram iniciadas e que "trabalha para elucidar o crime". O caso é acompanhado pela Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Deixe seu comentário

Só para assinantes