Falsa médica que atuava como pediatra é presa durante atendimento na BA
Uma mulher foi presa enquanto atuava ilegalmente como pediatra em uma clínica de Vitória da Conquista (BA), a 518 km de Salvador, nesta sexta-feira (10).
O que aconteceu:
Ela atendia uma criança quando agentes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos chegaram ao consultório, localizado em um shopping da cidade.
A falsa médica, segundo a polícia, é enfermeira formada na cidade de Jequié (BA) e atendia aproximadamente 200 crianças por mês.
A prisão em flagrante foi realizada durante a operação Hipócrates após uma denúncia do Cremeb (Conselho Regional de Medicina da Bahia), informou a Polícia Civil.
O delegado Odilson Pereira Silva, à frente do caso, explicou que a investigada falsificou o diploma, um RG e a carteira do Cremeb de uma médica, que era devidamente cadastrada e qualificada para exercer a profissão. "Ela passou a solicitar contratos em diversos hospitais e clínicas de Vitória da Conquista", disse.
Com a mulher, a polícia apreendeu dois celulares, um notebook, carimbo profissional, estetoscópio, receituário, a carteira do Cremeb falsificada e um RG. Ela foi presa pelos crimes de estelionato, falsidade de documento público e falsa identidade.
Segundo a polícia, a mulher foi presa pelo mesmo crime em agosto deste ano, na cidade de Tanhaçu (BA). A identidade da mulher não foi divulgada e, por isso, o UOL não conseguiu esclarecer os detalhes da prisão anterior. A reportagem também não localizou a defesa dela. O espaço segue aberto para manifestação.
Ao UOL, o Cremeb informou que o representante da regional de Vitória da Conquista recebeu uma denúncia sobre uma possível falsa médica e encaminhou as informações à polícia. "Ratificamos que essa prisão não foi a primeira a contar com a ajuda do Conselho, que está vigilante a fim de coibir o exercício ilegal da medicina. Em tempo, agradecemos a atuação e parceria da polícia", disse o órgão em nota.
Como forma de coibir esse tipo de prática criminosa, o Cremeb disponibiliza em seu portal uma ferramenta gratuita de consulta de médicos. Nela, além das informações como nome, tipo de inscrição, situação e especialidade, a ferramenta disponibiliza a foto do profissional. Por fim, conclamamos os médicos e a população em geral a denunciarem casos de falsos médicos, enviando o máximo de informações sobre a suspeita para o e-mail prerrogativasdomedico@cremeb.org.br, além de acionar a polícia através do número 190.
Cremeb
A presa foi encaminhada para o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.