Tabata critica projeto de Tarcísio para privatizar Sabesp: 'Sou contra'

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) criticou em entrevista ao UOL News desta sexta-feira (10) o projeto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de privatização da Sabesp.

Tabata deixou claro que não se trata de um posicionamento ideológico de ser a favor ou contra privatizações, mas do caso específico da Sabesp.

No caso específico da Sabesp, do jeito que está sendo conduzido, sou contra. Já tive a oportunidade de trazer essa fala para o governador de São Paulo, para o presidente da Sabesp. Por que sou contra? Eu vejo um processo de discussão de privatização que fala muito de dinheiro, superimportante, mas fala muito pouco das pessoas.

Segundo a deputada federal, o projeto não olha para a realidade das pessoas na periferia de São Paulo, citando casos de falta de água e de saneamento básico.

Não sei se quem mora em bairros nobres sabe disso, mas das 22h às 5h a gente não tem água. Estou há três anos questionando a Sabesp. O que a Sabesp responde? Que eu estou inventando. Aí tenho que gentilmente explicar que estou trazendo um relato pessoal e um relato de centenas de domicílios na cidade. Se reduz a pressão até um ponto que as pessoas ficam sem água para lavar uma roupa, tomar um banho.

Para a deputada, esses problemas teriam de ser solucionados antes de pensar em um possível privatização da empresa.

Essas batalhas, que travo há três anos contra políticas que, no meu entendimento, são discriminatórias contra os mais pobres, me fazem acreditar que enquanto a gente não resolver isso, não temos a menor condição de falar de privatização da Sabesp.

"Não tenho confiança que esse processo, pelo status que a gente tem hoje, vai fazer com que as pessoas tenham mais acesso ao saneamento básico, paguem contas e valores mais justos e sejam tratadas com respeito", finalizou.

***

Continua após a publicidade

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Veja a íntegra do programa:

Quando: de segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.