Esse conteúdo é antigo

'Segurança está garantida', diz prefeito de Mariana sobre mina da Vale

O prefeito de Mariana (MG), Celso Cota Neto (MDB), disse que "garante" que os moradores do distrito de Santa Rita Durão estão seguros após vistoria nas estruturas da mina de Fábrica Nova, da Vale.

O que aconteceu:

Uma vistoria foi realizada após estruturas da mina terem sido interditadas pela ANM (Agência Nacional de Mineração), que inicialmente também aconselhou a evacuação do povoado. Hoje, o prefeito, o Secretário de Meio ambiente, Anderson Aguiar, e o subsecretário de Defesa Civil da cidade, Welbert Stopa, concederam coletiva de imprensa.

Segundo o Plano de Ação de Emergências para Barragens da Vale, 295 pessoas fazem parte da população englobada em Santa Rita Durão; 144 delas são moradoras da região. As outras pessoas são funcionários da mina, possíveis transeuntes e funcionários de outras edificações da área.

A barragem está longe do nível 2 de emergência. Podemos afirmar que a segurança é total, em relação ao dique e à pilha de rejeito. A segurança do povo de Santa Rita hoje é garantida.
Prefeito de Mariana (MG), Celso Cota Neto (MDB)

O subsecretário de Defesa Civil da cidade, Welbert Stopa, diz que a Vale garantiu que qualquer movimentação de massa na estrutura "não seria significante na comunidade". Por isso, não será necessária a evacuação da população.

"Não existe elevação de nível para pilha de estéril. Algumas pessoas perguntam por que não subiu o nível, mas, a barragem em si está estável, em perfeitas condições de funcionamento. Há uma anomalia neste empilhamento, no Permanente 1, e após a apresentação dos estudos da empresa, nós chegamos ao consenso de que não era necessário evacuação da comunidade, que são 144 pessoas que residem na Zona de Autossalvamento (ZAS)", disse.

Ontem, após vistoria, a ANM disse que "não constatou anomalia aparente que apresente risco iminente da estrutura" das pilhas.

Ainda segundo a agência, a Vale apresentou um estudo preliminar apontando que não há risco. "Mesmo assim, diante das condições atuais do reservatório e de contorno conservadoras do estudo de ruptura hipotética da pilha, técnicos da Vale entendem que os impactos de uma eventual ruptura considerando essa condição de falha são irrelevantes na área a jusante", diz a nota da ANM.

A Vale apresentou apenas um estudo preliminar, e se comprometeu a enviar um novo laudo até o fim do dia desta terça-feira (14), segundo o subsecretário de Defesa Civil.

Continua após a publicidade

Ontem, a empresa informou, por meio de nota, que não há risco iminente atrelado às pilhas de estéril da mina de Fábrica Nova, assim como não há a necessidade da remoção de famílias.

Diferentemente do que foi veiculado por alguns veículos de imprensa, a pilha de estéril é uma estrutura de aterro constituída de material compactado, diferente de uma barragem e não sujeita à liquefação. Importante também esclarecer que o dique de pequeno porte localizado à jusante de uma das pilhas tem declaração de condição de estabilidade positiva. A Vale reitera que a segurança é um valor inegociável e que cumpre todas as obrigações legais. A Vale continuará colaborando com as autoridades e fornecendo todas as informações solicitadas.
Vale, em nota do dia 13 de novembro de 2023

Deixe seu comentário

Só para assinantes