Conteúdo publicado há 12 meses

Chuvas com ventos fortes derrubam árvores e estruturas em cidades de SP

Chuvas com ventos fortes derrubaram árvores e provocaram danos urbanos em pelo menos duas cidades do interior de São Paulo neste sábado (18).

O que aconteceu

Em Paraguaçu Paulista, um temporal rápido, que durou 10 minutos, derrubou parte da estrutura montada para um evento de pagode, segundo a Defesa Civil do município.

Árvores também caíram sobre residências e fiação elétrica. Alguns bairros ficaram sem energia. Em nota, a Energisa, concessionária responsável pela distribuição elétrica na cidade, disse que já enviou equipes para restabelecer a eletricidade.

A Defesa Civil de Paraguaçu Paulista disse que não há desabrigados ou feridos.

Fortes chuvas atingiram Paraguaçu Paulista
Fortes chuvas atingiram Paraguaçu Paulista Imagem: Divulgação: Defesa Civil

Uma tempestade que também durou cerca de 10 minutos, acompanhada por ventos, foi registrada em Taubaté neste sábado. Apesar de rápido, o temporal foi suficiente para derrubar um outdoor, conforme divulgou a Defesa Civil da cidade.

Também caíram 12 árvores em bairros diferentes da cidade. Uma delas chegou a atingir alguns carros e outra caiu sobre o teto do ginásio do Emecal, no Jardim das Bandeiras.

Em nota, a prefeitura de Taubaté comunicou o cancelamento de uma partida da semifinal do Campeonato Paulista de Handebol, entre Taubaté e São Caetano, que ocorreria no ginásio. O jogo foi remarcado para segunda-feira (20).

Os ventos fortes que passaram por Taubaté ainda removeram telhas do prédio da faculdade Anhanguera.

Continua após a publicidade

A prefeitura não divulgou se houve feridos ou desabrigados.

Chuvas fortes derrubaram árvores em Taubaté
Chuvas fortes derrubaram árvores em Taubaté Imagem: Reprodução: Band

Em Ubatuba, no litoral norte, chuvas acompanhadas por ventos fortes causaram estragos materiais. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de oito árvores caíram — uma atingiu um veículo e outra caiu em uma residência, as demais despencaram nas vias públicas. Equipes já estão nas ruas para desosbstruir as vias interditadas.

Vídeo gravada na Praia do Sapê e divulgado nas redes sociais mostra a intensidade da tempestade. Não há registro de feridos pelas chuvas deste sábado em Ubatuba.

Defesa Civil emitiu alerta

Na sexta-feira (17), a Defesa Civil de São Paulo emitiu comunicado de alerta para a possibilidade de chuvas fortes no estado na tarde de hoje.

Continua após a publicidade

Apesar de algumas cidades terem sofrido com quedas de árvores, estruturas e falta de luz, a intensidade do temporal foi menor em relação à tempestade ocorrida no começo do mês, que deixou mortos e cerca de 500 mil pessoas sem luz na capital.

De acordo com o órgão, a expectativa era de que chovesse 150 milímetros em regiões como os vales do Ribeira e do Paraíba — contra 30 milímetros verificados na maior parte do estado na tempestade do último dia 3.

Havia também a possibilidade de ventos de até 100 km/h na faixa leste do estado. A previsão era de que a maior parte das rajadas variasse entre 60 km/h e 80 km/h — conforme foi registrado em Paraguaçu Paulista e Taubaté. No último dia 3, foram verificadas rajadas de 103 km/h em Congonhas e 150 km/h no Porto de Santos.

Grande São Paulo, Baixada Santista, litoral norte e Vale do Paraíba são áreas com maior risco de ocorrências. As regiões de Campinas, Itapeva e Sorocaba também integram a lista.

Alerta da Defesa Civil para o estado vale inicialmente até domingo (19). Conforme a evolução das condições climáticas, recomendações válidas a partir de sexta-feira (17) poderão se estendidas por mais dias.

Cinco mil agentes serão mobilizados em 177 municípios, informam as autoridades. Eles integram a Defesas Civil do estado e órgãos municipais — inclusive da capital.

Deixe seu comentário

Só para assinantes