Greve da CPTM nesta terça-feira (28/11): quais linhas podem ser afetadas?
A greve da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), convocada pelo sindicato dos ferroviários para esta terça-feira (28), afetará todas as linhas de trem operadas pela estatal.
Quais linhas serão afetadas pela greve da CPTM?
Os trajetos operados pela CPTM que serão paralisados nesta terça-feira (28) são: 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.
Segundo o governo do estado de São Paulo, a Justiça determinou que 70% dos trens da Companhia deverão operar nos horários de pico e 50% nos demais períodos, sob pena diária de R$ 30 mil ao sindicato.
Além dos trens, todas as linhas estatais do Metrô serão afetadas. São elas: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata (monotrilho).
Governo estabelece ponto facultativo no dia da greve
Todos os serviços públicos estaduais operarão com ponto facultativo. Segundo o governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), a decisão visa "minimizar os impactos para a população, assegurando a remarcação de consultas, exames e demais serviços previamente agendados".
Essa medida não se aplica aos servidores da segurança pública e educação. Os serviços oferecidos pelos restaurantes e postos móveis do Bom Prato também permanecerão inalterados.
O governo assegura o reagendamento de consultas em unidades de saúde na capital e no estado, assim como nos postos do Poupatempo.
Tarcísio contesta a greve judicialmente
O governo de São Paulo ingressou com uma ação judicial contra a greve.
A administração estadual solicita que todos os funcionários trabalhem em sua totalidade durante os horários de pico. Nos demais períodos do dia, o governo deseja que, no mínimo, 80% dos trabalhadores permaneçam em seus postos.
A gestão de Tarcísio alega que a paralisação possui um "interesse político". Em nota, a administração estadual afirmou que "a pauta principal dos sindicatos não está ligada a causas trabalhistas".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.