Inpe: Onda de calor será mais curta e menos intensa do que a de novembro
A onda de calor do mês de dezembro será mais curta e menos intensa que a de novembro, explicou Gilvan Sampaio, coordenador-geral do Inpe, no UOL News da manhã desta quinta-feira (14).
A nova onda de calor fez o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitir um alerta de perigo. Esta será a nona onda de calor deste ano.
Essa onda de calor tem uma duração menor do que aquela que ocorreu em novembro. Tivemos uma onda de calor que durou do dia 8 ao dia 19. Esse novo episódio é um episódio de uma semana. Tudo indica que, a partir do dia 20, as temperaturas caiam novamente.
Daqui até o dia 20, as temperaturas estarão muito altas no Centro-Sul do Brasil, mas também não tão altas como aquelas que observamos em novembro que, por exemplo, em algumas regiões tivemos recordes de temperatura.
Nesse caso, temos temperaturas próximas aos 40ºC e algumas regiões podem ultrapassar os 40ºC, mas não com aquela intensidade que observamos.
A nova onda de calor que chegará ao Brasil amanhã (14) fez o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitir um alerta de perigo. Esta será a nona onda de calor deste ano.
O que aconteceu
O Inmet emitiu um aviso meteorológico de nível laranja, que significa "perigo", para esta nova onda de calor. Segundo o instituto, a situação pode trazer riscos potenciais à saúde. A intensidade do aviso está relacionada não somente aos desvios de temperatura, mas também à duração do fenômeno.
No final de semana, temperaturas podem passar dos 40° C, ainda de acordo com a projeção do instituto. Inicialmente, a massa de ar quente atingirá grande parte do Centro-Sul do país, e depois chegará à maior parte do Centro-Oeste e Sudeste e áreas do Norte e Nordeste. O Rio Grande do Sul, que ainda não teve onda calor intenso na primavera, também pode atingir máximas elevadas.
15 estados e o DF estão sob aviso laranja: Aviso de perigo inclui partes de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Temporais isolados. Entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especificamente, poderão ocorrer "temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva localmente forte".
A previsão é que toda essa área indicada em laranja tenha temperaturas 5º C acima da média por um período de 3 e 5 dias, começando amanhã (14). O alerta é válido até o próximo domingo (17).
Nesta semana, outros órgãos também emitiram suas projeções para esta nova onda de calor. Enquanto a MetSul previu que uma massa de ar quente deixará as temperaturas "acima dos padrões" desta época do ano no Centro-Sul do Brasil, o Climatempo falou sobre a mesma onda de calor que vai chegar ao país a partir de quinta —e pode se estender até o dia 20.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberQuando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário