Caminhoneiro, produtor agro, homem: o perfil de quem tem arma registrada

O perfil de quem é CAC (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores) e tem arma de fogo no Brasil é ser homem e casado. As profissões variam, mas se destacam administradores, comerciantes, produtores agropecuários, advogados e motoristas de caminhão.

O que aconteceu

Ao todo, foram recadastrados 962.782 armamentos. Os dados foram obtidos pelo UOL por meio da Lei de Acesso à Informação junto à PF (Polícia Federal).

O governo Lula impôs o recadastramento das armas na tentativa de fazer uma limpa nos atiradores irregulares. A fiscalização também mudou de mãos: passou a ser feita pela PF, e não mais pelo Exército.

Imagem
Imagem: Arte/UOL

Qual a profissão de quem tem arma

A profissão de "administrador" é a mais presente nos registros e corresponde a 13,6% das milhares de profissões identificadas. O termo, no entanto, é generalista porque vem sem qualquer descrição.

O agro é forte. Na sequência, em ordem de quantidade, vêm comerciante varejista, produtor agropecuário, diretor geral de empresa, advogado, representante comercial autônomo, trabalhador volante da agricultura, engenheiro agrônomo e motorista de caminhão.

Imagem
Imagem: Arte/UOL

A maioria dos atiradores que recadastraram suas armas completou o ensino médio (34%), mas o número dos que completaram ensino superior é próximo (33,2%). Eles são quase em totalidade homens e mais da metade é casado.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Arte/UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes