Não é só calor: janeiro deve ter chuva com impacto na safra; veja previsão

O mês de janeiro deve ter chuvas em todo o país, segundo previsões do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em algumas regiões, o volume estará abaixo da média para a época do ano e a temperatura pode bater 30ºC.

Como vai ser janeiro

Chuvas abaixo da média em parte da região Norte, em áreas da região Sul e alguns estados do Centro-Oeste —como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Volume dentro do esperado na maior parte do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Áreas do Pará e Paraná podem registrar chuvas um pouco acima do esperado para a época do ano.

Situação pode afetar safra na área do Matopiba —região que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O baixo volume de chuvas registrado em outubro e novembro manteve os níveis de água no solo muito baixos. Isso desfavoreceu as fases iniciais dos cultivos de verão, segundo o instituto.

Para janeiro/2024, os níveis devem continuar baixos, persistindo condições de déficit hídrico e aumento da evapotranspiração devido às altas temperaturas.
Inmet

Mapa do Inmet para janeiro de 2024
Mapa do Inmet para janeiro de 2024 Imagem: Inmet

Situação deve melhorar no norte de Minas Gerais, onde choveu pouco na segunda quinzena de dezembro. "São previstas chuvas mais regulares para janeiro de 2024, que podem contribuir para a recuperação dos níveis de água no solo, favorecendo as culturas que se encontrarem em estágios de maior necessidade hídrica", afirma a previsão.

Região Sul não deve ter muitas mudanças. O volume de chuva esperado deve manter os níveis de água no solo elevados e favorecer a retomada da cultura da primeira safra do ano, que está atrasada.

Temperaturas ficam altas, acima de 25ºC. Áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e a região do Matopiba podem bater 30ºC. No Centro-Sul do RS, norte do RN e oeste do Paraná são esperadas temperaturas na média para a época do ano. No oeste do Espírito Santos, pode fazer um pouco mais frio do que o esperado.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.