Conteúdo publicado há 10 meses

Universidade avalia punir alunos de medicina que cantaram 'hino' machista

A Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) disse avaliar uma punição aos alunos de medicina que nesta semana cantaram um "hino" machista e com expressões de teor sexual em um bar da cidade, no interior de São Paulo. A atlética e o centro acadêmico repudiaram o ocorrido.

O que aconteceu

Estudantes entoaram "hino" machista em uma recepção aos calouros. O caso aconteceu na noite de segunda-feira (22), em um bar próximo à Unaerp, e foi registrado por vizinhos. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ouvir os alunos cantando: "Vou arr... suas pregas / Você vai enlouquecer / Agora vai abrindo as pernas / Porque eu vou te f...".

Universidade lamentou o caso e afirmou que vai tomar as "medidas cabíveis". "Prezamos pelo empoderamento feminino, com respeito aos direitos humanos e à dignidade das mulheres (...). A Unaerp afirma que não compactua com nenhuma manifestação vexatória e desrespeitosa, dentro ou fora do campus universitário", disse a instituição (leia a nota na íntegra mais abaixo).

Atlética e centro acadêmico disseram que música não tem relação com o curso. Em nota conjunta, a AAAJN (Associação Atlética Acadêmica Jarbas Nogueira) e o CADO (Centro Acadêmico Dutra de Oliveira) também repudiaram "veementemente" o ocorrido e disseram que o "hino" não tem relação com o curso de medicina, nem com o programa de acolhimento aos calouros. "Isso não representa o que nós somos", publicaram as entidades.

Eu como c... / Eu chupo t... / Vou enfiar meu p... na sua b.../ (...) Vou arr... suas pregas / Você vai enlouquecer / Agora vai abrindo as pernas / Porque eu vou te f... / É f... para c... / É p... de um tesão / É Med, é Med Unaerp Ribeirão!
Trecho de "hino" cantado por alunos da Unaerp

O que diz a universidade

"A reitoria da Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp e a coordenação do curso de Medicina lamentam e repudiam veementemente a atitude de alguns alunos e alunas que entoaram refrões, em via pública, com palavras e expressões violentas e ofensivas às mulheres.

Prezamos pelo empoderamento feminino, com respeito aos direitos humanos e à dignidade das mulheres. Nossa missão é fundamentada em princípios éticos e cristãos e consideramos a educação como a mais valiosa oportunidade de acesso aos benefícios de uma sociedade igualitária, evoluída e com justiça social.

Continua após a publicidade

A Unaerp afirma que não compactua com nenhuma manifestação vexatória e desrespeitosa, dentro ou fora do campus universitário, que possa colocar em risco os valores que nos guiam à evolução da civilização humana.

A Universidade de Ribeirão Preto informa ainda que as medidas cabíveis dentro da esfera de competência da Instituição serão tomadas."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.