Chuvas e ventos fortes colocam São Paulo em estado de atenção
Chuva forte fez com que CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo declarasse estado de atenção para alagamentos em toda a capital no início da tarde de hoje (28). Por volta das 12h30 (horário de Brasília), o alerta foi retirado.
O que aconteceu
Zonas norte, sul, sudeste, leste, oeste e centro ficaram em estado de atenção para alagamentos por volta das 10h. Pouco mais de duas horas depois, o alerta foi retirado, sem nenhum ponto de enchente ativo.
Tempo seguirá instável nas próximas horas. De acordo com o CGE, a expectativa é de chuvas de intensidade moderada a forte. A Defesa Civil do Estado alertou para ventos fortes e raios.
Previsão é que temperaturas aumentem na capital na próxima semana, com pancadas de chuva no final da tarde. Neste domingo (28), a máxima é de 28°C, e a mínima, de 18°C.
Não deve haver acumulados expressivos de chuva no estado, segundo a Defesa Civil. Mesmo assim, como em alguns locais o solo já está encharcado, o órgão recomendou atenção para transtornos em áreas vulneráveis.
Cidade também ficou em estado de atenção na tarde de sábado (27). Foram registrados pontos de alagamento e quedas de árvore.
O que fazer em caso de alagamento
As recomendações da prefeitura são:
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para evitar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.