Ação da PM na Baixada Santista chega a 28 mortes e iguala Operação Escudo

A ação da PM na Baixada Santista resultou em 28 mortes de suspeitos só neste mês, segundo dados oficiais do governo de SP, igualando o número de óbitos da Operação Escudo, que durou 40 dias e foi concluída em setembro de 2023.

O que aconteceu

28ª morte de suspeito foi confirmada hoje, pela SSP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo). A ação ocorreu de manhã durante patrulhamento de combate ao tráfico no morro São Bento, em Santos, segundo a pasta do governo estadual

PM alega confronto com o suspeito. A SSP informa que um homem foi baleado após atirar na direção de agentes da Rota, a tropa de elite da PM paulista.

Suspeito foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos, diz PM. A corporação alega que o homem morreu a caminho do hospital.

Suspeita de alteração de cena de crime. A versão oficial para essas mortes tem se repetido nos últimos dias na Baixada Santista, e instituições ligadas aos direitos humanos que acompanham a operação questionam se houve alteração de cena de crime.

Dois funcionários da prefeitura de Santos se feriram. Em nota, a SSP-SP diz que dois funcionários públicos que faziam serviço de contenção e drenagem na localidade se feriram ao serem atingidos por estilhaços. Eles foram socorridos e liberados, segundo a pasta.

Arma e drogas foram apreendidas, diz PM. Os agentes envolvidos na operação disseram ter apreendido a arma supostamente usada pelo suspeito, drogas e radiotransmissores.

SSP faz balanço de operação. A Secretaria da Segurança Pública diz ter prendido 681 pessoas, incluindo 254 procurados pela Justiça. A pasta diz ainda ter apreendido cerca de 160 quilos de drogas e 79 armas, incluindo fuzis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.