Pescador revela 'batalha' para fisgar peixe mítico de 2 metros e 130 kg

O pescador Fabio Fregona, conhecido como Baca, surpreendeu ao relatar ter fisgado um pirarucu gigante no Rio Madeira, em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho.

O que aconteceu

O peixe media 2 metros e pesava cerca de 130 quilos, segundo o relato do pescador nas redes sociais. Fabio conseguiu o feito em janeiro deste ano, mas compartilhou o momento com seus seguidores apenas recentemente.

Difícil pensar em uma legenda que descreva toda a alegria desse momento. Vencer mais essa batalha com o peixe mais mítico e imponente de nossas águas está, sem dúvidas, entre as maiores conquistas da minha trajetória como pescador esportivo.
Fabio Fregona, nas redes sociais

Logo depois de conseguir dominar o pirarucu gigante e tirar uma foto segurando o animal, ele resolveu soltá-lo de volta no rio. Para o feito, como relata no vídeo, ele usou uma isca rapala em uma batalha de quase meia hora.

A captura foi feita na companhia de um guia local, que ficou responsável por fazer os registros. O peixe era tão grande que ele, mesmo com a ajuda do guia, não conseguiu colocá-lo dentro do caiaque.

Dessa vez o 'monstro' era tão grande que nem com a ajuda do meu amigo @guiadepescaedmaroliveira conseguimos colocá-lo em cima do caiaque.

O que importa é que ele foi liberado com saúde, em plenas condições de seguir sua vida, desfilando pelo Rio Madeira com suas cores exuberantes!
Fabio Fregona, nas redes sociais

Pirarucu em risco de extinção

Animal nativo da região amazônica, o pirarucu pode medir até três metros de comprimento, e pesar de 100 a 200 kg na fase adulta. Por suas medidas, ele é considerado um dos maiores peixes de água doce do mundo, segundo a organização WWF.

Continua após a publicidade

Entretanto, devido à pesca predatória nos rios da Amazônia, o pirarucu corre o risco de extinção, conforme alerta a WWF. Como forma de preservar essa espécie, o Ibama regulamentou a pesca do pirarucu na Amazônia.

Com a determinação, é vetada por lei a pesca desse animal em algumas épocas do ano. O Ibama também estabeleceu tamanhos mínimos para a pesca e a comercialização da espécie.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.