O que é voçoroca, fenômeno por trás de imensa cratera em cidade paulista

Uma enorme cratera se aproxima da área urbana de Lupércio, no interior de São Paulo, e preocupa a prefeitura. O fenômeno geológico, chamado de voçoroca, é caracterizado por uma grande erosão no solo e já chegou a ameaçar de extinção outro município brasileiro.

O que é voçoroca?

A voçoroca é um fenômeno geológico que surge como uma pequena fenda no solo, mas, ao se desenvolver, forma uma enorme e profunda cratera capaz de atingir o lençol freático. Geralmente, a erosão é formada pela força da água da chuva em solos onde a vegetação é escassa e, por isso, incapaz de absorver enxurradas.

O termo voçoroca vem do tupi-guarani "yby-soroc" (iby = terra e soroc = fenda). O fenômeno também é conhecido como boçoroca, buracão e ravina.

Pode ser causada pela chuva, mas também por ações do homem, como práticas agrícolas e pecuárias e ocupação urbana inadequada.

A voçoroca tem rápida evolução e pode causar desabamentos, deslizamentos e até mesmo ameaçar cidades de extinção, como ocorre no município maranhense de Buriticupu, onde mais de 20 crateras imensas se formaram ao redor da cidade nos últimos 30 anos.

Por representar o estágio mais avançado de uma erosão, a voçoroca demanda um empenho maior para ser contida e exige um custo elevado para a recuperação da área degradada.

O que aconteceu em Lupércio

A prefeitura de Lupércio pediu ao governo de São Paulo que seja feita nesta segunda-feira uma vistoria técnica na voçoroca que avança sobre o município de cerca de 4 mil habitantes, a 450 quilômetros da capital. A informação consta em trechos de um relatório da Defesa Civil Estadual ao qual o Estadão teve acesso no domingo (21).

O órgão informa que a gestão municipal tem a intenção de realizar uma vistoria a ser viabilizada com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado ao governo paulista. O IPT informou que a ação ocorrerá na próxima quarta-feira (24).

Continua após a publicidade

A cratera começou a se formar em 2007 em uma área rural privada usada para atividades agrícolas, no extremo sudoeste da cidade, mas aumentou após fortes chuvas que atingiram a região. Hoje, ela se aproxima de uma avenida pública do município, segundo informado pela prefeitura.

Atualmente, o enorme buraco tem 300 metros de comprimento, 25 metros de largura e 15 metros de profundidade, ainda de acordo com a gestão municipal. Já a Defesa Civil do Estado informa que a extensão é de 226 metros.

Nos últimos dias, a prefeitura de Lupércio tem buscado medidas para mitigar e frear o aumento da erosão. Entre as estratégias estão a instalação de canos para o escoamento da água da chuva, lonas para estabilizar a erosão e uso de retroescavadeiras para escavar paredes e aterrar parte da cratera.

Prefeitura tenta mitigar avanço de cratera em Lupércio, no interior de São Paulo
Prefeitura tenta mitigar avanço de cratera em Lupércio, no interior de São Paulo Imagem: Divulgação Defesa Civil do Estado de SP

O custo estimado para as obras é de cerca de R$ 3 milhões, o que seria inviável para a gestão municipal bancar apenas com recursos próprios, informou a prefeitura à Folha de S. Paulo.

O governo do município informou ainda que trabalha com a possibilidade de desapropriação da área privada para avaliar os riscos e tomar maiores providências.

Continua após a publicidade

*Com reportagens publicadas em 21/04 e 10/04/23.

Deixe seu comentário

Só para assinantes