'Qualidade da água em Porto Alegre está garantida', diz diretor do Dmae
A qualidade da água em Porto Alegre está totalmente garantida, afirmou Maurício Loss, diretor-geral do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) da capital gaúcha, durante entrevista ao UOL News desta terça-feira (7). Inundada, a cidade enfrenta racionamento de água.
Estamos enfrentando uma operação de guerra. Uma catástrofe, uma cheia jamais vista. Não estamos poupando esforços para tentar restabelecer a normalidade na cidade. Maurício Loss, diretor-geral do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) de Porto Alegre
Das seis [estações], muito em breve quatro vão estar operando. [...] A qualidade da água está totalmente garantida. Mas, claro, as estações de tratamento que estamos operando estão com a operação reduzida, porque a água está vindo com uma turbidez extremamente alta. A água está chegando muito barrenta das partes mais altas do estado. Maurício Loss, diretor-geral do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) de Porto Alegre
Loss afirmou que o tratamento está mais demorado para garantir a qualidade da água.
Para ter essa garantia da qualidade, estamos operando com um tratamento um pouco maior, mais demorado, mas a água está totalmente potável. Nós, da Dmae, não teríamos a irresponsabilidade de colocar na torneira dos usuários, em meio a essa catástrofe, uma água que não seria potável. Maurício Loss, diretor-geral do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) de Porto Alegre
Seria um desastre ainda maior. Com certeza as pessoas teriam que ir para os hospitais e nós estamos abastecendo com limitações os hospitais. Maurício Loss, diretor-geral do Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) de Porto Alegre
Cidade sob racionamento de água
Porto Alegre está oficialmente sob racionamento de água desde ontem (6). O decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial, restringe o uso da água para consumo essencial. A prefeitura pede que se evite lavar carros, calçadas e fachadas. A orientação também vale para regas de jardins e gramados, além do uso em salões de beleza, clínicas estéticas, academias e banho e tosa de animais.
Das seis estações de tratamento disponíveis, apenas duas estão funcionando, segundo nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde.
Nesta terça (7), a Defesa Civil informou que o abastecimento de água para consumo na cidade voltou. Segundo o órgão, a água da torneira é potável, ainda que saia turva.
Já "o consumo de água de fontes não é recomendado", diz a Defesa Civil, nem depois de filtrada ou fervida. Quem, ainda assim, precisar recorrer às bicas de qualidade duvidosa deve priorizá-las para os "usos menos nobres", como limpeza e descarga de vaso sanitário.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.