Djidja foi 'sinhazinha' do Boi Garantido: o que significa e como é a festa?

Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Boi Garantido, morreu na última semana aos 32 anos, no Amazonas. Uma seita familiar liderada pela mãe e pelo irmão dela está sendo alvo de investigações após a morte da empresária.

Entenda o que é o Boi Garantido e qual o papel da sinhazinha:

O Festival de Parintins e os bois

O Festival Folclórico de Parintins é promovido anualmente, desde 1965, em Parintins, município do interior do Amazonas e localizado a 369 km de distância de Manaus. Parintins é conhecida como ilha Tupinambarana ou ilha da Fantasia.

Um dos maiores eventos folclóricos do país e patrimônio cultural. O evento ocorre na última semana de junho, podendo adentrar em julho, e é considerado patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O boi como centro da festa. O boi-bumbá de Parintins tem influência do bumba meu boi do Maranhão em decorrência da migração de nordestinos para os estados da Amazônia no século 20, sobretudo nos anos áureos do ciclo da borracha, entre os anos de 1876 e 1916.

Em Parintins, o surgimento de Garantido e Caprichoso aconteceu por volta de 1913. De acordo com a tradição, os dois grupos disputam o título representando o boi-bumbá.

O Boi Garantido, um dos personagens do Festival de Parintins
O Boi Garantido, um dos personagens do Festival de Parintins Imagem: Marlene Bergamo - 30.jun.2023/Folhapress

O Garantido é o boi branco, das cores vermelho e branco. Nasceu de uma promessa a São João feita pelo fundador Lindolfo Monteverde para que fosse curado de uma enfermidade.

Já o Caprichoso é o boi negro, das cores azul e branco. Ele também teve a origem em uma promessa. No entanto, conforme fontes oficiais do Instituto Memorial de Parintins, o boi teve vários patronos.

Continua após a publicidade

Os dois grupos apresentam performances de duas horas e meia na arena chamada Bumbódromo, com temas relacionados a lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular amazônica.

O que representa a sinhazinha?

Festival de Parintins
Festival de Parintins Imagem: Divulgação

Muitos dos representantes dos bois Garantido e Caprichoso são pessoas que vivem a cultura local. Durante a apresentação, essas pessoas representam "itens" de cada lado, como o Apresentador, o Levantador de Toadas, o Amo do Boi, a Cunhã-poranga e a sinhazinha — papel já ocupado por Djidja.

A sinhazinha, filha do dono da fazenda, é figura central na história do boi-bumbá. Durante a encenação do "auto do boi", a história que embasa o festival, um empregado da fazenda mata o boi favorito da sinhazinha para atender a um desejo da esposa grávida. Então, a sinhazinha fica desolada e o Amo do Boi manda matar o empregado. Desesperado, ele recorre ao pajé, um indígena com poderes de cura, para ressuscitar o boi.

A empresária e ex-sinhazinha do Boi Garantido Djidja Cardoso morreu aos 32 anos
A empresária e ex-sinhazinha do Boi Garantido Djidja Cardoso morreu aos 32 anos Imagem: Reprodução/Redes sociais; e Reprodução/Instagram/@boigarantido via Elcio Farias
Continua após a publicidade

A sinhazinha se apresenta com sorrisos e leveza. Durante a disputa do festival, a personagem é avaliada por jurados, que analisam características como leveza, beleza, graça, desenvoltura, simplicidade e alegria.

*Com reportagem publicada em 23/01/2024 e AFP

Deixe seu comentário

Só para assinantes