Uh, é a carreta!: cidades fazem festa para ver transformador gigante passar
Ler resumo da notícia

A passagem de uma carreta levando um transformador de 250 toneladas fez cidades de Pernambuco e Paraíba se movimentarem e reuniu centenas de pessoas para verdadeiras festas à beira de rodovias para acompanhar a viagem do veículo de 113 metros de comprimento.
"Uh é a carreta", gritaram moradores de João Pessoa, ao som de uma banda e com direito a fogos, na madrugada de quinta-feira (20), quando o equipamento chegou à capital paraibana. A festa gerou muitos vídeos e memes, que viralizaram nas redes sociais.
A carreta saiu do Cabo de Santo Agostinho (no Grande Recife) no último dia 15 e tem chegada prevista a Nova Palmeira —sede do complexo eólico Serra da Palmeira, da empresa CTG Brasil— no domingo. O equipamento veio da China e desembarcou no porto de Suape, de onde saiu no dia 13.
Todo o trajeto da carreta, de 113 metros de comprimento, está sendo acompanhado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), que faz o ordenamento do trânsito para garantir a segurança da operação. Segundo o órgão, essa é a maior carga que já passou pelos dois estados.
"Realmente não estávamos esperando mas ficamos felizes e honrados por toda a recepção do público", afirmou Lucas Cardoso Sanchez, diretor de Energias Renováveis da CTG.
Até mesmo a conta oficial do governo federal entrou na onda e postou as festas pelo Nordeste, citando que o brasileiro "é o melhor povo do mundo".
Interesse popular
A saída do transformador atraiu curiosos e fez com que moradores postassem imagens da carreta. Isso motivou moradores a, logo no dia seguinte à saída, ocupassem as margens da BR-101 para fazer a festa, com direito até a churrasco, para ver o veículo.
Em Igarassu, houve uma das maiores aglomerações, um "evento" foi batizado "transformador fest". Imagens de drone mostraram uma grande quantidade de pessoas e veículos, acompanhando o deslocamento.
Por conta do peso, a carreta faz a viagem a uma velocidade média de 7 km/h. O comboio cruzou a divisa com a Paraíba na segunda-feira (17) e chegou a Campina Grande nesta segunda-feira (24), segundo a PRF.
A previsão era que ele chegasse um dia antes à cidade paraibana, mas policiais viram que os motoristas estavam com jornadas excessivas e paralisaram a viagem.
O projeto
O complexo eólico Serra da Palmeira prevê a instalação de 108 aerogeradores (63 já instalados) em 23 parques eólicos nos municípios de Baraúna, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí e São Vicente do Seridó. A estimativa é que em junho o parque comece a gerar energia de forma parcial.
Quando concluído, o complexo seja um dos maiores do país, com capacidade de produzir 648 megawatts de energia, o que é capaz de abastecer até 1,7 milhão de habitantes.
O transformador que está sendo levado, diz a empresa, é importante porque vai elevar o nível de tensão da energia elétrica gerada pelos aerogeradores e a colocar valores compatíveis com os do sistema de transmissão de energia.
"A partir de sua chegada, são cerca de 30 dias de trabalhos de montagem, comissionamento e testes, de tal forma que na primeira quinzena de maio o transformador já deve estar energizado e em condições de permitir que a próxima etapa do trabalho seja feita, que é a conexão dos aerogeradores através do transformador ao sistema interligado nacional", diz a CTG Brasil.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.