Colapso cardíaco e digestão até dos ossos: como cobra píton mata uma pessoa
O corpo de uma mulher foi encontrada dentro de uma cobra píton na Indonésia depois de ser engolida por inteiro pelo bicho, afirmou uma autoridade local no sábado. Esse é o quinto caso de pessoas devoradas por cobra píton no país desde 2017, conforme a CBS News.
O que aconteceu
O marido da mulher, chamada Farida, e outros moradores da vila Kalempang a encontraram na sexta-feira. Ela havia desaparecido na noite de quinta.
O marido chegou a achar os pertences da esposa, e os moradores fizeram buscas pela área e viram uma píton com a barriga grande. Eles concordaram em abrir o estômago da cobra e a encontraram. A cobra mede cerca de cinco metros.
Como são as pítons
As pítons se alimentam de grandes mamíferos e vivem na Indonésia e outras partes do Sudeste da Ásia. Registros de humanos engolidos por pítons são raros, mas nos últimos anos alguns casos têm vindo à tona.
- No ano passado, moradores do distrito de Tinanggea, na ilha de Sulawesi, mataram uma píton de oito metros que estava estrangulando um dos fazendeiros da vila.
- Em 2022, uma mulher da província de Jambi também foi morta e engolida por uma cobra da espécie.
- Em 2018, uma mulher foi encontrada morta dentro de uma píton na ilha de Sulawesi. As autoridades disseram que ela havia desaparecido enquanto olhava sua plantação.
- Em 2017, um fazendeiro na ilha de Suwalesi também foi engolido enquanto trabalhava em uma plantação de palmeira.
Como as pítons matam e comem pessoas
As pítons atacam suas presas por meio de emboscadas. Elas envolvem o próprio corpo ao redor da presa e a apertam cada vez mais forte enquanto a vítima exala. O resultado é a morte dentro de minutos, segundo a BBC News.
Ao contrário do que alguns acreditam, cobras que têm estratégia de constrição não matam suas presas por sufocamento, e sim por parada cardíaca, conforme aponta uma pesquisa publicada em 2015 no periódico Journal of Experimental Biology. O estudo observou um rato sendo devorado por uma cobra. Por meio do experimento, pesquisadores constataram que, em seis segundos, a pressão sanguínea do roedor despencou, enquanto a frequência cardíaca disparou. O problema cardíaco foi o que provocou a morte do rato, e não a falta de ar.
Além disso, as cobras têm sistemas digestivos únicos que "podem gastar muita energia para aumentar sua capacidade digestiva". Por isso, eles conseguem engolir a pessoa por inteiro e digerir até mesmo os ossos, diz o professor de biologia da Universidade de Sudeste do Estado de Missouri, David Penning, ao jornal Live Science.
A dieta das pítons
Presas típicas, como roedores, veados, cervos, porcos selvagens e até mesmo macacos, são mais fáceis para a píton engolir, explicou para o Live Science o professor da Universidade de Louisiana, Brad Moon. É mais fácil para as pítons expandirem suas mandíbulas no caso de animais pequenos ou que aumentam de tamanho de forma gradual da cabeça até a garupa.
No caso dos seres humanos, além do tamanho significativo, os ombros dificultam esse processo. Por isso, pessoas não costumam ser a presa preferencial das píton. Mas, para pítons gigantes, seres humanos menores podem ser vistos como refeição.
As mandíbulas das cobras estão ligadas por ligamentos flexíveis, o que permite as esticar ao redor de grandes presas. Mas também pode haver erro de cálculo, conforme a BBC News. Em 2005, uma espécie de píton tentou engolir um Jacaré na Flórida, mas acabou explodindo no processo e ambos morreram. Os corpos foram encontrados mais tarde por guardas florestais.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.