'Tive queimaduras de 2º grau após conferir a água no radiador do carro'

A empresária Luiza Britto de Toledo, 29, sofreu um grave acidente que resultou em queimaduras de segundo grau. O incidente ocorreu quando ela verificava o nível da água do radiador de seu carro, seguindo uma recomendação recebida após a troca do motor do veículo.

Parei o carro, abri a tampinha do radiador e toda a água lá dentro voou em cima de mim. Queimei cerca de 40% da parte da frente do meu tronco. Foram queimaduras de segundo grau.

'Toda a água caiu sobre mim'

Há cerca de 40 dias, Luiza teve de substituir o motor de seu carro, pois o anterior havia fundido por um motivo desconhecido. Desde então, ela foi orientada pelo mecânico a monitorar regularmente o nível da água do radiador. No dia 17 de junho, ao buscar a filha na escola e deixá-la na casa de uma tia, Luiza lembrou-se de verificar a água do radiador. Ao abrir a tampa, a pressão acumulada fez com que a água fervente jorrasse sobre seu corpo.

Na hora eu fiquei completamente sem entender o que estava acontecendo. Pensei que fosse normal a pressão da tampa, mas quando a abri, toda a água que estava lá dentro caiu em cima de mim. Um rapaz que passava na rua me ajudou, mas a minha sorte foi estar na frente da casa de uma tia, que conseguiu prestar ajuda imediata.
Luiza Toledo

As queimaduras atingiram a parte da frente do tronco de Luiza, incluindo ombro, pescoço, orelha e colo. "Eu corri para a casa da minha tia e já fui tirando a minha blusa porque toda a minha pele estava muito vermelha, mas eu não tinha entendido a gravidade do que estava acontecendo. Só compreendi quando vi que algumas partes da pele do meu colo já tinham derretido com o calor."

Ela teve tronco queimado e desmaiou de dor
Ela teve tronco queimado e desmaiou de dor Imagem: Arquivo pessoal

Luiza foi levada rapidamente ao hospital pela tia, já que o Samu não tinha viaturas disponíveis, segundo a empresária. Na unidade de atendimento, ela conta que recebeu o tratamento necessário, incluindo limpeza dos ferimentos e aplicação de medicamentos. Dias depois, precisou fazer uma raspagem na barriga para remover bolhas que ficaram grandes.

No caminho para o hospital, as dores pioraram. Chegando lá, enquanto minha tia fazia minha ficha para ser atendida, desmaiei. Era uma dor horrível. Recebi toda a assistência e fui transferida para o Hospital Regional da Asa Norte [em Brasília], que é referência para o tratamento de queimados.
Luiza Toledo

A empresária conta que o tratamento tem sido intenso. Nos primeiros dez dias, ela aplicou uma pomada específica nas queimaduras. Depois, começou a usar hidratantes e óleos para ajudar na regeneração da pele.

Continua após a publicidade

A recuperação é dolorosa, a pele coça e você não pode coçar e nem tocar em alguns lugares. Minha pele está tão fina que acordei com ferimentos depois de coçar à noite. Agora, a indicação é que eu fique no mínimo 90 dias longe de qualquer exposição solar. Inclusive é indicado que eu evite a luz também. É muito importante para que eu consiga preservar a pele.
Luiza Toledo

Repercussão nas redes sociais

Luiza gravou vídeo para alertar outras pessoas
Luiza gravou vídeo para alertar outras pessoas Imagem: Arquivo pessoal

Luiza decidiu gravar um vídeo para alertar outras pessoas sobre os perigos de abrir o reservatório de água do radiador sob pressão. "Muitos amigos e familiares sugeriram que eu gravasse o vídeo para alertar outras pessoas. Recebi críticas e comentários desagradáveis, mas acredito que a chance de ajudar e alertar outras pessoas, principalmente mulheres, faz tudo valer a pena."

Cuidados

Nunca se deve abrir a tampa do radiador com o motor ainda quente —o líquido e os gases aquecidos e sob pressão podem causar queimaduras graves. A recomendação é aguardar até que o motor esfrie completamente. Em caso de dúvida, vale consultar o manual do fabricante.

71 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.