Conteúdo publicado há 1 mês
OpiniãoCotidiano

Maierovitch: Quem sai em perseguição com um Porsche tem o objetivo de matar

Para o jurista e colunista do UOL Wálter Maierovitch, quem sai em perseguição com um Porsche tem o objetivo de matar ou pelo menos assume o risco de produzir um resultado que provoque a morte de alguém. ''Não existe justiça de mão própria, ele não é justiceiro'', afirmou Maierovitch durante participação no UOL News 2ª Edição desta segunda-feira (29).

Na madrugada de hoje, Igor Ferreira Sauceda, 27, motorista de um Porsche amarelo, atropelou e matou o motociclista Pedro Kaique Ventura Figueiredo, 21, na avenida Interlagos, zona sul de São Paulo.

Ocorreu uma discussão de trânsito e a partir daí o motorista do veículo automóvel resolveu perseguir para fazer justiça de mão própria, para se vingar. Percebe aí como ele começa já a agir contrário ao direito. Não existe justiça de mão própria, ele não é justiceiro. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Ainda que ele tenha levado um pontapé, ou o retrovisor tenha sido quebrado, isso não justifica de maneira alguma uma perseguição. E ele impor a pena que ele quis, ele impôs a pena de morte, ele quis o resultado, ele saiu em perseguição, ele jogou o carro contra a moto. Isto é um crime evidentemente muito grave. Esse é o primeiro ponto. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Maierovitch trouxe a questão da violência e imprudência no trânsito como pauta negligenciada pelos candidatos à Prefeitura de São Paulo.

O segundo ponto, também assustador, é que nós estamos tendo [campanha para] eleições municipais em São Paulo onde os candidatos esquecem que o trânsito mata, que é um grande problema da cidade. E o que eles fazem? Eles desfocam isso e levam para o campo da criminalidade, que não é de competência municipal, mas sim estadual. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

[Eles] Colocam como vice gente ligada área criminal e solta um discurso contra o crime absolutamente desfocado. Quando o grande problema, e o trânsito mata muito mais do que os crimes de homicídio que a gente tem na estatística, a gente tem um problema seríssimo em São Paulo: a falta de educação à legalidade, ao trânsito. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

[Isso] nos obriga a assistir cenas como essa. Crime de homicídio com dolo. Resta saber se direto ou eventual, mas um dos dois teve. E por que direto? Porque ele saiu em perseguição, quem sai em perseguição com um Porsche acelerado, sai com o objetivo de matar. Se ele não tinha esse objetivo, ele assumiu claramente, sem qualquer vacilo. Ele assumiu o risco de produzir o resultado morte e morte brutal. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Porsche lamenta morte e nega vínculo com motorista

"É com profundo pesar que a Porsche lamenta o acidente que vitimou Pedro Kaique Figueiredo. Apresentamos nossas mais sinceras condolências à sua família e amigos.

Continua após a publicidade

A Porsche Brasil reafirma seu comprometimento com a segurança nas estradas e o respeito às normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito. A empresa não possui qualquer vínculo com o motorista envolvido no acidente.

Investimos extensivamente em programas de treinamento de condução como forma de ampliar a segurança no uso dos automóveis. Além disso, oferecemos um portfólio de oportunidades para utilização dos veículos em ambientes seguros e controlados.

Que a lembrança deste e de outros trágicos acontecimentos inspire a reflexão e a promoção de uma conduta mais segura e responsável".
Porche, em nota enviada ao UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Continua após a publicidade

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes