Conteúdo publicado há 4 meses

Fabricante de avião que caiu em SP diz que irá ajudar em investigação

A ATR, fabricante da aeronave que caiu em Vinhedo (SP), lamentou o acidente ocorrido nesta sexta-feira (9) e informou que dará suporte à investigação.

O que aconteceu

A empresa divulgou comunicado em seu site oficial poucas horas após o acidente. "A ATR foi informada de que ocorreu um acidente em Vinhedo, Brasil, envolvendo um ATR 72-500. Nossos primeiros pensamentos estão com todos os indivíduos afetados por este evento. Os especialistas da ATR estão totalmente engajados para dar suporte tanto à investigação quanto ao cliente."

Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware. O modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha capacidade para 68 passageiros.

Aeronave despencou quase 4.000 metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4.000 pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Como é o avião que caiu

ATR 72 é movido a hélices, não por motor a jato. Entretanto, isso não faz o avião inferior, pelo contrário. O modelo é tido como um dos mais modernos e seguros da atualidade.

Aeronave foi criada para operar em pistas de pouso com menos de 1.850 metros. O ATR 72 é normalmente usado pelo mercado civil de transporte em rotas domésticas, como a rota Cascavel — Guarulhos. O primeiro voo de um ATR 72 foi em 1988, realizado pela Finnair.

Voepass, companhia aérea dona do avião que caiu, tinha cinco modelos do avião. A Azul é a empresa com o maior número de aeronaves ATR 72: trinta e três. A MAP Linhas aéreas tem seis delas.

Diâmetro da hélice de um ATR 72 600 chega a quase quatro metros
Diâmetro da hélice de um ATR 72 600 chega a quase quatro metros Imagem: Divulgação/ATR
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ATR 72 não é "teco-teco"

Comparação das cabines de comando do ATR 72, do A320 e do Boeing 787
Comparação das cabines de comando do ATR 72, do A320 e do Boeing 787 Imagem: Montagem com imagens de ATR/Airbus/Boeing

O painel da cabine de comando do ATR-72 é tão moderno quanto modelos como o Airbus A320 e o Boeing 737, que são encontrados com maior frequência nos aeroportos brasileiros.

Os aviônicos [equipamentos eletrônicos do avião] desses aviões podem ser os mesmos que os encontrados nos modelos a jato.

O Airbus A320 é um modelo que voou pela primeira vez em 1987, enquanto o ATR 72 fez seu voo inicial em 1988.

Todos os modelos foram sendo modernizados com o passar dos anos, apesar de manterem a filosofia inicial.

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O ATR 72 tem um irmão menor, o ATR 42, para até 50 passageiros.

O avião segue em produção até os dias atuais, e é usado por mais de 200 operadores mundo afora segundo a fabricante.

Curiosidades

ATR-72 600 durante voo
ATR-72 600 durante voo Imagem: Pecchi Anthony/ATR

As hélices dos motores do ATR 72 têm quase quatro metros de diâmetro, mais do que o GE9X, o maior motor de avião comercial do mundo.

Esse diâmetro é maior que a própria fuselagem do avião. É maior até que a de um jato Boeing 737, que não chega a 3,8 metros de largura em alguns modelos.

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Os motores turboélices possuem uma tecnologia bem diferente daqueles aviões menores com hélices, tendo turbinas para movimentar suas pás, enquanto os outros são movidos a pistão, como em um carro.

Um dos inconvenientes do modelo é ele ser mais suscetível a turbulências, já que voam mais devagar e mais baixo, em regiões onde há mais nuvens, diferentemente de grandes jatos, que chegam a 850 km/h.

No Brasil, Azul e Passaredo usam o modelo em operações regulares, mas outras empresas também possuem aviões ATR em suas frotas.

Esses modelos ainda contam com versões cargueira ou conversível, onde os assentos são removidos para levar carga na cabine de passageiros.

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