Lula descumpre o prometido e entrega o indesejado no INSS
Ler resumo da notícia
Ao tomar posse em 2023, Lula prometeu: "Estejam certos de que vamos acabar, mais uma vez, com a vergonhosa fila do INSS". A fila mais do que dobrou. Operação deflagrada nesta quarta-feira pela Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União, revela que, além de descumprir o prometido, o governo da reconstrução convive a vergonha de outra velha ruína: a corrupção.
Numa ponta do esquema está a burocracia larápia do INSS. Na outra, engrenagens sindicais apodrecidas. Unindo as duas pontas, os investigadores descobriram uma quadrilha especializada em morder sem autorização nacos de aposentadorias de brasileiros humildes. Entre 2019 e 2025, os descontos ilegais somaram R$ 6,3 bilhões. Seis servidores foram afastados. Entre eles o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Há dois anos e quatro meses, quando Lula se comprometeu a acabar com a "vergonhosa fila", as vítimas da espera por pensões e benefícios somavam 930 mil. Hoje, há na fila mais de 2 milhões de brasileiros, número equiparável à pior marca da gestão Bolsonaro, no início de 2020. A vergonha dos descontos ilegais também é um fenômeno despolarizado. Segundo a PF, começou sob Bolsonaro e intensificou-se sob Lula.
Por mal dos pecados, as vergonhas do INSS ganham as manchetes num instante em que os contribuintes brasileiros acertam suas contas com a Receita Federal. No Brasil do Imposto de Renda —ágil e planejado—, o brasileiro paga os impostos que serão desviados no Brasil do INSS —lento e improvisado. No país do Fisco, os ricos brincam de esconde-esconde. No país da aposentadoria, os pobres não têm para onde fugir.
117 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Mário Sérgio Citadini
Se o Brasil quer se aproximar cada vez mais da China. Deveria fazer igual. Alto escalão do governo condenado a morte se pego trambicando. Mas no Brasil é lei. E o STF passa a mão na cabeça.
Jose de Paula Barbosa
Josias, desde quando esse cara cumpre alguma promessa????
Claudio Ugo Tasselli
Disse tudo "No Brasil do Imposto de Renda —ágil e planejado—, o brasileiro paga os impostos que serão desviados no Brasil do INSS -lento e improvisado" . Soma-se a isso as estatais que servem de cabide de emprego, as superintendências dos estados "pobres" e as regalias das classes políticas e do judiciário . Estamos lascados, pra sempre .