Topo

Governo dá 48 h para Voepass detalhar atendimento às famílias das vítimas

Companhia deve detalhar a ajuda oferecida e os canais de atendimento disponíveis para as famílias Imagem: Miguel Schincariol/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/08/2024 15h15

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) notificou a Voepass e deu prazo de 48 horas para que a companhia aérea preste esclarecimentos sobre o atendimento às famílias das vítimas do voo 2283, que caiu em Vinhedo na última sexta-feira (9).

O que aconteceu

Voepass deve detalhar ajuda oferecida e canais de atendimento disponíveis. A iniciativa foi motivada por "relatos de insuficiência nos meios de comunicação oferecidos pela companhia", segundo a Senacon. A Voepass ainda precisa fornecer informações sobre o atendimento ao público em geral, os procedimentos de cancelamento e reembolso, e os detalhes técnicos sobre as aeronaves.

A empresa disse que realiza reuniões diárias exclusivamente com os familiares. "Neste momento, o foco é proporcionar acolhimento e conforto às famílias das vítimas, que passam por um momento de dor e pesar. Estamos realizando todos os esforços logísticos e operacionais para que as famílias tenham em nossa equipe um apoio efetivo não só para suas necessidades de transporte, hospedagem, alimentação, mas, principalmente de consolo e apoio emocional", informou a Voepass em nota.

Relacionadas

Ministério da Justiça também pede ampliação da assistência às famílias. A pasta reforçou que pode tomar medidas adicionais "caso as exigências não sejam cumpridas".

Resposta deve ser enviada por meio físico ou eletrônico em até 48 horas. A Senacon "continuará acompanhando de perto o caso para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que os familiares das vítimas recebam o suporte necessário durante este momento difícil", informou.

Nosso compromisso é garantir que os direitos dos consumidores, especialmente em momentos de crise como este, sejam respeitados integralmente. A Voepass precisa oferecer um atendimento digno e eficiente aos familiares das vítimas, e não vamos tolerar qualquer descaso ou falta de transparência neste processo.
Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor

Corpos identificados

IML de São Paulo identificou 17 corpos de vítimas do acidente. Oito já foram liberados aos familiares, enquanto os outros nove estão em processo de documentação.

Famílias estão ajudando no reconhecimento das vítimas. As equipes do governo de São Paulo acolheram, ao todo, 51 famílias no Instituto Oscar Freire, localizado próximo ao IML. Os parentes têm fornecido informações para ajudar no trabalho dos peritos, além de material biológico. As famílias que não quiserem se deslocar até a capital paulista podem se apresentar aos IML locais para o atendimento.

Foram coletados DNAs de 28 famílias em SP e 17 em Cascavel (PR). Mais de 40 médicos, equipes de odontologia legal, antropólogo e radiologia trabalham na identificação dos corpos. O IML foi direcionado para o atendimento exclusivo ao caso, tendo recebido todas as 62 vítimas do desastre.

Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o acidente. A apuração acontece em paralelo à conduzida pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) da Força Aérea Brasileira. Mais cedo, a FAB anunciou ter concluído os trabalhos iniciais de investigação no local onde o avião caiu.

Relembre o acidente

Avião decolou às 11h50 e pousaria às 13h45, segundo o FlightAware. O modelo ATR-72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Todos morreram.

Aeronave despencou quase 4 mil metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Imprensa internacional repercutiu a queda do avião. Entre os jornais que reproduziram os vídeos do acidente estão o canal canadense CTV News, o jornal inglês The Mirror e o americano USA Today.

Lista de passageiros

  1. Adriana Santos
  2. Adriano Daluca Bueno
  3. Adrielle Costa
  4. Alipio Santos Neto
  5. Ana Caroline Redivo
  6. Andre Michel
  7. Antonio Deoclides Zini Junior
  8. Arianne Risso
  9. Constantino Thé Maia
  10. Daniela Schulz Fodra
  11. Denilda Acordi
  12. Deonir Secco
  13. Diogo Avila
  14. Edilson Hobold
  15. Eliane Andrade Freire
  16. Gracinda Marina Castelo da Silva
  17. Hadassa Maria da Silva
  18. Hiales Carpine Fodra
  19. Isabella Santana Pozzuoli
  20. Jose Carlos Copetti
  21. José Cloves Arruda
  22. José Roberto Leonel Ferreira
  23. Josgleidys Gonzalez
  24. Joslan Perez
  25. Kharine Gavlik Pessoa Zini
  26. Laiana Vasatta
  27. Leonardo Henrique da Silva
  28. Liz Ibba Do Santos
  29. Lucas Felipe Costa Camargo
  30. Luciani Cavalcanti
  31. Luciano Trindade Alves
  32. Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
  33. Maria Parra
  34. Maria Valdete Bartnik
  35. Mariana Belim
  36. Mauro Bedin
  37. Mauro Sguarizi
  38. Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
  39. Nelvio José Hubner
  40. Paulo Alves
  41. Pedro Gusson do Nascimento
  42. Rafael Alves
  43. Rafael Fernando dos Santos
  44. Raphael Bohne
  45. Raquel Ribeiro Moreira
  46. Regiclaudio Freitas
  47. Renato Bartnik
  48. Renato Lima
  49. Ronaldo Cavaliere
  50. Rosana Santos Xavier
  51. Rosangela Maria De Oliveira
  52. Rosangela Souza
  53. Sarah Sella Langer
  54. Silvia Cristina Osaki
  55. Simone Mirian Rizental
  56. Thiago Almeida Paula
  57. Tiago Azevedo
  58. Wlisses Oliveira

Lista de tripulantes

  1. Danilo Santos Romano, 35 anos.
  2. Debora Soper Avila, 28 anos
  3. Humberto de Campos Alencar e Silva, 61 anos
  4. Rubia Silva de Lima, 41 anos

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Governo dá 48 h para Voepass detalhar atendimento às famílias das vítimas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano