Conteúdo publicado há 3 meses

Energia é retomada no Acre e em Rondônia após quase 4 h de apagão, diz ONS

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) confirmou na noite desta quinta-feira (22) que restabeleceu integralmente a energia nos estados do Acre e Rondônia após quase quatro horas de apagão.

O que aconteceu

Restabelecimento integral foi concluído às 20h40. A interrupção da carga ocorreu às 16h47 e afetou 75% da rede (cerca de 218 mil consumidores) no Acre e 84% da rede (aproximadamente 572 mil) em Rondônia, segundo a Energisa, concessionária de energia responsável pelo fornecimento nos estados.

Concessionária disse que um problema externo no SIN (Sistema Interligado Nacional) provocou a interrupção no sistema que abastece os estados. "Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases e comunicada à sociedade no site do operador."

Nesta quinta-feira, altas temperaturas atingem Acre e Rondônia. Em Rio Branco, a temperatura mínima é de 22ºC e máxima de 37ºC. Já Porto Velho registra a mínima de 23ºC e a máxima de 37ºC, segundo o Climatempo.

"Na ocorrência, houve o desligamento automático do Complexo de geração e transmissão CC do Madeira e a desconexão do Sistema Elétrico do Acre/Rondônia do SIN, provocando o desligamento das cargas do estado do Acre e Rondônia."

O ONS destacou ainda que as causas da interrupção ainda estão sendo apuradas. "Elas serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente", acrescentou.

Sala de situação foi aberta

Ministro Alexandre Silveira determinou a abertura imediata de sala de situação. Também em nota, o Ministério de Minas e Energia disse que a sala contaria com participação do ONS, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do corpo técnico da pasta para garantir celeridade à recomposição do sistema e acompanhar as demais tratativas sobre a ocorrência.

"A previsão é que todo o serviço seja restabelecido nas próximas horas", disse o ministério mais cedo. A pasta disse ainda que as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo território nacional.

Continua após a publicidade