Conteúdo publicado há 2 meses

Ribeirão Preto tem 14 focos de incêndio e alta busca por serviços de saúde

Neste sábado (24), a cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, registrou aumento de 60% na busca por serviços de saúde para atendimentos relacionados a problemas respiratórios por causa dos focos de incêndio. Atualmente, o município tem 14 focos ativos em diferentes regiões.

O que aconteceu

O estado de São Paulo tem 36 cidades em alerta máximo para queimadas, informou o governo estadual, neste sábado (24). Destas, 17 seguem com focos ativos de incêndio.

A busca por unidades de saúde para tratar de problemas respiratórios aumentou 60% em Ribeirão Preto, em comparação com a média aos fins de semana, informou a prefeitura. "A Secretaria Municipal de Saúde continua monitorando a situação e está preparada para atender a possíveis aumentos na demanda, especialmente nos próximos dias, na segunda e terça-feira", diz a nota.

Drone mostra fumaça em Ribeirão Preto neste sábado (24), causada pelos incêndios florestais
Drone mostra fumaça em Ribeirão Preto neste sábado (24), causada pelos incêndios florestais Imagem: JOEL SILVA/REUTERS

A prefeitura também suspendeu as atividades ao livre na cidade por conta dos incêndios. A medida, que vale até domingo, (25) foi publicada no Diário Oficial da cidade deste sábado. Essa decisão afetou um jogo da Série B do Campeonato Brasileiro, entre o Botafogo-SP e o Guarani.

A recomendação é evitar a exposição prolongada à fumaça. As autoridades orientam a busca de uma unidade de saúde caso apresentem sintomas respiratórios.

Os principais pontos de atenção na cidade incluem incêndios em terrenos urbanos e áreas de mata, com destaque para os focos registrados na Rua Leda Vassimon, no Jardim Nova Aliança, e na Mata do Ribeirão Verde. As ações incluem patrulhamentos preventivos e intervenções diretas em locais como a Recreativa de Campo e o Morro Cidade da Criança.

Os incêndios florestais no interior de São Paulo se agravaram na última sexta (23), quando o estado registrou 1.886 focos de queimadas em um único dia. Dois funcionários de uma usina em Urupês, região metropolitana de São José do Rio Preto, morreram enquanto combatiam as chamas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes