PF prende hacker suspeito de invadir sistemas da corporação
A Polícia Federal prendeu em Belo Horizonte nesta quarta-feira (16) um suspeito de invadir os sistemas da própria corporação e de outras instituições internacionais.
O que aconteceu
Homem seria investigado pela responsabilidade sobre duas publicações de venda de dados da Polícia Federal. Elas teriam acontecido em 2020 e 2022.
Além do Brasil, o hacker também teria invadido sistemas cibernéticos de outras instituições internacionais. Na internet, ele seria conhecido por ser responsável pelos vazamentos de dados pessoais de várias empresas, incluindo a Airbus e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
Segundo a nota da PF, o preso se vangloriava na internet pela divulgação de dados sensíveis de 80 mil membros da InfraGard. A organização é uma parceria entre o FBI e entidades privadas de infraestrutura crítica dos EUA.
A prisão foi parte da operação "Data Breach", deflagrada nesta quarta-feira (16) em Belo Horizonte. Os policiais também cumpriram um mandado de busca e apreensão.
O hacker deve responder pelo crime de invasão de dispositivo informático, qualificado pela obtenção de informações, com causa de aumento de pena pela comercialização dos dados obtidos. As investigações continuam para identificar outras invasões que possam ter sido cometidas pelo investigado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.