Expansão do metrô vai levar 20min de Taboão da Serra até o centro de SP
Ler resumo da notícia
O governo de São Paulo anunciou hoje a expansão da Linha 4-Amarela do metrô, administrada pela ViaQuatro. O novo trecho irá conectar a capital paulista à cidade de Taboão da Serra.
O que aconteceu
Expectativa é de que duas novas estações sejam abertas com a ampliação da linha. Uma delas será a Chácara do Jockey, prevista para a avenida Francisco Morato, na Vila Sônia, e outra será a Taboão da Serra, no antigo terreno da concessionária Sorana Sul, da Volkswagen, na rodovia Régis Bittencourt.
Estação em Taboão da Serra será a primeira fora dos limites da capital paulista na linha. Hoje, a linha 4-Amarela vai da Luz, no centro de São Paulo, à Vila Sônia, na zona oeste da capital. A expectativa é de que o novo centro administrativo de Taboão seja instalado perto da estação, que passará a ser o terminal da linha 4.
Durante o anúncio, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a expansão irá beneficiar pelo menos 110 mil moradores de Taboão da Serra. Ele também disse que cerca de 3.000 pessoas serão mobilizadas para a obra.
R$ 3,4 bilhões serão investidos para a construção. O governador prometeu que, após a conclusão, os moradores de Taboão da Serra estarão no centro de São Paulo em "pouco mais de 20 minutos".
Anúncio sobre a ampliação da linha foi feito após quase um ano de estudos. Em junho de 2024, o governo estadual assinou um aditivo contratual com a ViaQuatro, do grupo CCR, para que estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a expansão do trajeto fossem feitos. A concessionária já é responsável pela administração da linha.
A execução das obras também será de responsabilidade da ViaQuatro. Com a extensão, a linha terá 3,3 quilômetros a mais de trilhos, passando de 12,8 para 16,1 quilômetros. O trajeto total da linha poderá ser percorrido em 29 minutos, segundo as projeções da concessionária.
23 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Neusa T. de Castro Burbarelli
Esperem conclusão para 2.035
Juliano Augusto Pedroso Marcelino
Triste é que tudo em prol da população demora no Brasil! Se a conclusão é para 5 anos, coloca mais 10 anos!
Francisco Camilo de Campos
Zé Carioca quer mesmo ficar rico com as rachadinhas. É, teve professor. Espero que também acabe na Papuda como seu mentor.