Expansão do metrô vai levar 20min de Taboão da Serra até o centro de SP

O governo de São Paulo anunciou hoje a expansão da Linha 4-Amarela do metrô, administrada pela ViaQuatro. O novo trecho irá conectar a capital paulista à cidade de Taboão da Serra.

O que aconteceu

Expectativa é de que duas novas estações sejam abertas com a ampliação da linha. Uma delas será a Chácara do Jockey, prevista para a avenida Francisco Morato, na Vila Sônia, e outra será a Taboão da Serra, no antigo terreno da concessionária Sorana Sul, da Volkswagen, na rodovia Régis Bittencourt.

Estação em Taboão da Serra será a primeira fora dos limites da capital paulista na linha. Hoje, a linha 4-Amarela vai da Luz, no centro de São Paulo, à Vila Sônia, na zona oeste da capital. A expectativa é de que o novo centro administrativo de Taboão seja instalado perto da estação, que passará a ser o terminal da linha 4.

Durante o anúncio, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que a expansão irá beneficiar pelo menos 110 mil moradores de Taboão da Serra. Ele também disse que cerca de 3.000 pessoas serão mobilizadas para a obra.

R$ 3,4 bilhões serão investidos para a construção. O governador prometeu que, após a conclusão, os moradores de Taboão da Serra estarão no centro de São Paulo em "pouco mais de 20 minutos".

Anúncio sobre a ampliação da linha foi feito após quase um ano de estudos. Em junho de 2024, o governo estadual assinou um aditivo contratual com a ViaQuatro, do grupo CCR, para que estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a expansão do trajeto fossem feitos. A concessionária já é responsável pela administração da linha.

A execução das obras também será de responsabilidade da ViaQuatro. Com a extensão, a linha terá 3,3 quilômetros a mais de trilhos, passando de 12,8 para 16,1 quilômetros. O trajeto total da linha poderá ser percorrido em 29 minutos, segundo as projeções da concessionária.

23 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Neusa T. de Castro Burbarelli

Esperem conclusão para 2.035

Denunciar

Juliano Augusto Pedroso Marcelino

Triste é que tudo em prol da população demora no Brasil! Se a conclusão é para 5 anos, coloca mais 10 anos!

Denunciar

Francisco Camilo de Campos

Zé Carioca quer mesmo ficar rico com as rachadinhas. É,  teve professor. Espero que também acabe na Papuda como seu mentor.

Denunciar