Topo

Candidato 'Zeca Pagodinho' troca nome de campanha após pedido do cantor

Montagem mostra fotos do candidato Osmar Lima (à esq.) e do cantor Zeca Pagodinho (à dir.) - Reprodução TSE/TV Globo
Montagem mostra fotos do candidato Osmar Lima (à esq.) e do cantor Zeca Pagodinho (à dir.) Imagem: Reprodução TSE/TV Globo

Do UOL, em Brasília

25/10/2020 19h23

Candidato a vereador em São Caetano do Sul (SP), Osmar da Silva Lima (PDT) teve que alterar o nome de urna escolhido em homenagem ao apelido que ele diz o acompanhar há quase 20 anos: "Zeca Pagodinho".

Lima diz que foi notificado por advogados do cantor famoso pedindo a alteração e também afirma ter sido intimado de decisão da Justiça Eleitoral afirmando que o nome poderia confundir os eleitores.

Agora, ele pretende seguir na campanha usando apenas "Zeca".

Eletricista e dono de uma banca de jornais e revistas, Lima afirma que o apelido vem de quando ele utilizada o penteado "escovinha" e comprou um óculos escuros redondo, à semelhança do estilo do Zeca Pagodinho original.

"Aí começou a brincadeira: Zeca Pagodinho está chegando", ele conta, relembrando as brincadeiras dos amigos que lhe renderam o apelido.

"Toco pandeiro, mas toco muito mal, cantar então, piorou", ele afirma.

Em 2008, Osmar da Silva Lima concorreu a vereador no município de Suzano (SP) também ostentando o nome "Zeca Pagodinho" que, naquelas eleições, não encontrou oposição.

Lima afirma que nunca foi sua intenção se fazer passar pelo sambista. "Nunca foi minha intenção de usar o nome na maldade. Felizmente, ou infelizmente, porque eu gosto do ser humano que é o Zeca, gosto muito das letras dele, eu fico lisonjeado de alguém me chamar de Zeca Pagodinho mesmo sabendo que eu não sou o cantor", afirma o eletricista.

A reportagem do UOL não conseguiu contato com os advogados ou com a assessoria de imprensa do cantor Zeca Pagodinho.