A primeira pesquisa Datafolha após campanha na TV mexe peças no tabuleiro
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (5) foi a primeira feita pelo instituto após o início da campanha na TV. O levantamento mostra que, mesmo com ataques dos adversários e sem tempo na televisão, Pablo Marçal (PRTB) se firmou como um dos candidatos cotados à Prefeitura de São Paulo (SP).
O que mostra o Datafolha após propaganda na TV
Pablo Marçal (PRTB) confirma tendência. Na rodada anterior, o "ex-coach" já havia oscilado positivamente em sete pontos percentuais, alcançando os mesmos níveis de Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), que dividiam a liderança nas fases iniciais da campanha.
No novo levantamento, Boulos está numericamente à frente. O psolista aparece com 23%; Marçal e Nunes têm 22% cada. Os três candidatos estão empatados tecnicamente, dentro da margem de erro da pesquisa.
Apesar de oscilar para cima nas intenções de voto, Marçal teve um aumento na rejeição. O candidato do PRTB teve o maior aumento em reprovação entre os candidatos desde a última pesquisa, divulgada em 22 de agosto: cresceu de 34% para 38%. Enquanto isso, Boulos manteve os 37% de rejeição e Nunes caiu de 25% para 21%.
Datena (PSDB) foi ultrapassado por Tabata Amaral (PSB). Nas últimas duas pesquisas, o apresentador caiu de 14% para 10%, e agora está em 7%, sendo ultrapassado pela deputada, que oscilou de 8% para 9%.
Nunes cresceu entre os mais pobres. Candidato se destacou entre os eleitores de menor renda (32% da amostra), subindo de 18% para 28%. Enquanto isso, Boulos e Marçal permanecem estáveis entre esse grupo, com 19% e 17%, respectivamente.
Apoio de Lula teve baixo impacto. Apesar do endosso constante do presidente Lula (PT), Boulos não conseguiu avançar entre os eleitores petistas que votaram contra Bolsonaro em 2022, oscilando apenas de 44% para 43%.
Veja os números completos da pesquisa de intenção de votos:
- Guilherme Boulos (PSOL): 23% (eram 23%)
- Pablo Marçal (PRTB): 22% (eram 21%)
- Ricardo Nunes (MDB): 22% (eram 19%)
- Tabata Amaral (PSB): 9% (eram 8%)
- Datena (PSDB): 7% (eram 10%)
- Marina Helena (Novo): 3% (eram 4%)
- Bebeto Haddad (DC): 1% (era 1%)
- Ricardo Senese (UP): 1% (era 0%)
- João Pimenta (PCO): 0% (era 1%)
- Altino Prazeres (PSTU): 0% (era 0%)
- Em branco/nulo/nenhum: 8% (eram 8%)
- Não sabe: 4% (eram 4%)
Sobre a pesquisa
A pesquisa Datafolha foi realizada entre 3 e 4 de setembro. O instituto entrevistou presencialmente 1.204 pessoas acima de 16 anos na cidade de São Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número SP-03608/2024 e foi encomendada pela Folha e TV Globo.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.