RedeTV!/UOL realizam debate com candidatos de SP nesta 3ª; veja as regras
Em parceria com o UOL, a RedeTV! promove nesta terça-feira (17), às 10h20, debate com os seis candidatos à Prefeitura de São Paulo mais bem posicionados nas pesquisas.
O que aconteceu
O encontro terá duração de duas horas e 20 minutos e será dividido em cinco blocos. Estão confirmados para o debate: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo) — as regras foram acertadas em reunião com os representantes de cada campanha.
A ordem dos púlpitos no vídeo será: Boulos, Datena, Nunes, Tabata, Marina Helena e Marçal. Os candidatos farão perguntas entre si e também vão responder a questionamentos de jornalistas. Do UOL participam os colunistas Raquel Landim, Thais Bilenky e Thiago Herdy — da RedeTV! serão Willian Kury, Stella Freitas e Felipe Brosco.
Candidatos que não seguirem as regras serão advertidos pela mediadora Amanda Klein, da RedeTV!. Caso haja novo descumprimento, os participantes poderão ser suspensos do bloco e depois, convidados a se retirar do estúdio — os profissionais da equipe de segurança poderão ser acionados, se for considerado necessário.
A organização vetou o uso de celular ou câmera fotográfica no palco e pelos assessores durante o debate. Os candidatos também não poderão exibir qualquer documento ou objeto durante a participação do debate, nem poderão sair do púlpito estabelecido, salvo em caso de autorização da mediadora.
Os pedidos de direito de resposta serão avaliados pelo comitê arbitral, que inclui um advogado com conhecimentos em direito eleitoral. Caso a solicitação seja atendida, o candidato ofendido terá um minuto para se manifestar.
Debate será dividido em cinco blocos
Primeiro e terceiro blocos são de confrontos diretos entre os adversários. Eles terão 30 segundos para fazer a pergunta, 90 segundos para resposta e 45 segundos para réplicas e tréplicas.
Nos segundo e quarto blocos, os candidatos responderão a perguntas de jornalistas. A ordem dos candidatos que vão responder às perguntas de cada profissional será sorteada ao vivo.
No último bloco, os candidatos terão um minuto e 30 segundos para considerações finais. Marina Helena é a primeira, segundo ordem definida com as campanhas, e Marçal fecha o bloco.
Quando e onde assistir
O debate organizado pela RedeTV! em parceria com o UOL será no dia 17, a partir das 10h20. Os candidatos chegarão à sede da TV até as 9h20. O encontro será transmitido ao vivo na home UOL e no YouTube do UOL.
18 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Claudio Lourenco Rocha
Não gosto do datena mas alguem precisa mostrar a este marçal que ele precisa respeitar o eleitor paulista, no ritmo que ele vai sem contenção, logo violencia, agressão, palavrões e palavras chulas serão levadas e naturalizadas. Não se pode permitir que marçal que é o padre doido kelvin esculache de tal forma a eleição em são paulo. Marçal é um fanfarrão buscando poder politico
Soraia Catsue Lins
Colocaram mais uma regra de última hora, proibido idoso bater em neném chorão.
Celia Regina Moreira
Se não discutem propostas para a administração do município, não é debate! A principal regra deveria ser esta e quem fugisse ao roteiro deveria ser convidado a ser retrar. O passado de cada político (vereador, prefeito, deputado estadual, federal, senador e presidente da república) é obrigação do eleitor buscar e saber. Os debates não são locais para isso. Até agora não sei o que cada um dos candidatos propõe porque não dou audiencia à baixarias dos debates.