Novata na disputa pelo Executivo, Tabata teve mais de 600 mil votos

Novata em disputas pelo Executivo, mas já no segundo mandato como deputada federal, Tabata Amaral (PSB-SP) recebeu 605.498 votos na eleição para a Prefeitura de São Paulo. Foi a maior votação que já recebeu.

O que aconteceu

Tabata ficou em quarto lugar, com 9,91% dos votos válidos. Ela ficou atrás dos candidatos que protagonizaram o primeiro turno do pleito deste ano: o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado Guilherme Boulos (PSOL), que foram para o segundo turno, e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB).

Consolidação da imagem política. O resultado confirma a tendência de alta nos votos da parlamentar e consolida sua imagem na capital paulista.

Em 2018, quando se candidatou pela primeira vez, Tabata foi eleita deputada federal com 264.450 votos, sendo a sexta mais votada no estado. Ficou atrás de Tiririca (PR), que havia sido o mais votado em 2010, quando se candidatou pela primeira vez, mas já iniciava sua trajetória de queda - em 2022, foi o menos votado.

Nas eleições de 2022, Tabata recebeu 337.866 e manteve a sexta colocação em São Paulo. Ficou atrás do deputado Delegado Bruno Lima (PP), hoje secretário de Inovação e Tecnologia da capital paulista.

Apoio a Boulos. Depois da consolidação do resultado do primeiro turno, Tabata declarou apoio a Boulos. Mas disse que "essa caminhada só começou".

Promessa de retorno. "A gente vai voltar aqui, eu tenho certeza absoluta, senão não me chamo Tabata Claudia. A gente vai voltar aqui para celebrar uma São Paulo que tem uma escola pública de qualidade, uma São Paulo humana, que cuida de quem precisa, uma São Paulo que não bate de frente com o empreendedor", declarou.

Imagem positiva. O desempenho de Tabata na disputa e a postura de anunciar seu apoio sem titubear mostrou a força política da deputada. Na avaliação da colunista do UOL, Carla Araújo, Tabata, ao contrário de Marçal, elevou o nível da campanha.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.