Filha de Fernandinho Beira-Mar é reeleita vereadora em Duque de Caxias
Fernanda Costa (MDB), filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, foi reeleita vereadora em Duque de Caxias. Ela obteve 7.355 votos.
O que aconteceu
Fernanda Costa foi reeleita para o cargo de vereadora, mesmo após condenação por envolvimento na organização criminosa do pai. Fernandinho Beira-Mar é uma das lideranças do Comando Vermelho (CV).
Fernanda manteve o apoio de diversas comunidades. Nas eleições anteriores, em 2020, ela obteve 48% dos votos em uma das favelas dominadas pelo CV, o que foi fundamental para sua vitória. A conexão com seu pai e as influências de facções criminosas levantaram questões sobre a legitimidade de sua eleição. A parceria política com o ex-deputado Washington Reis (MDB), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e outros líderes regionais ajudou a consolidar sua base de apoio.
Fernanda foi investigada por repassar mensagens do pai para manter a operação de tráfico. Condenada pela Justiça Federal de Rondônia em primeira instância em 2023, ela foi apontada como peça-chave na condução dos negócios ilícitos do Comando Vermelho enquanto seu pai cumpre pena em um presídio de segurança máxima.
No mesmo ano, ela foi premiada na Câmara Municipal de Duque de Caxias por suas ações voltadas à responsabilidade social. A homenagem foi realizada durante uma sessão solene, destacando sua atuação em projetos que visam a promover a inclusão social em áreas carentes do município.
8 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Liliana Cinquini
O Brasil realmente é um país sui generis. E o povo, bem, o povo...
Francisco Carlos Moreira dos Santos
Interessante, lanço aqui meu olhar para o colunista ou imprensa UOL. Não conheço o Estado do Rio de Janeiro e o pai da vereadora eleita e nem esta, mas fico indignado como apaixonado pelos direitos constitucionais individuais e sociais postos na Carta de 1988. Por qual razão o estabelecimento do cordão umbilical entre a eleita e o passado de seu pai. Onde está o respeito ao individuo (vereadora eleita). Vocês não falam da luta e trabalho na conquista de votos, vocês não falam da honra, lutas sociais e familiares da eleita. Desculpe, o colunista e quem o escolheu conseguem dormir em paz com as palavras jogadas ao vento e que não podem ser recolhidas? Por fim, colaborador com a Uol e Uol, pelo menos PENSEM!
Fernando Correia de Araujo Jr
ESSA É UMA PROVA QUE O CRIME DESORGANIZADO ESTÁ PULANDO A CERCA E SEGUINDO A CARTILHA DA MAFIA AMERICANA COM UM PÉ NA ILEGALIDADE E OUTRO NA LEGALIDADE . TAMBEM COMPROVA A TENDÊNCIA DO VOTO DO BRASILEIRO EM QUE ESTÁ MAIS PERTO DA SUA REALIDADE, VIVENDO EM RINCÕES ONDE A PRESENÇA DO ESTADO É APENAS VIRTUAL. É DESSA MANEIRA QUE VAI SENDO DESENHADO O NOVO MAPA POLITICO BRASILEIRO COM CANDIDATOS COM CACIFE POLÍTICO APOIADO POR ORGANIZAÇÕES FORTES. NÃO DEMORA QUE SIGLAS COMO O PCC SEJAM TRANSFORMADAS EM AGREMIAÇÕES POLITICO PARTIDÁRIAS E A VEREADORA ESTÁ NA TRILHA CERTA PARA ENCABEÇAR BREVEMENTE UM CARGO EXECUTIVO