Thais Bilenky

Thais Bilenky

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Lira tem vitória do pai e derrota do primo em Alagoas

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), elegeu o pai e uma prima em prefeituras de Alagoas, mas amargou uma derrota em seu berço político.

Benedito de Lira (PP), o Biu, reelegeu-se prefeito da Barra de São Miguel, numa disputa animada. O vice rompeu com Lira e foi concorrer com ele pelo MDB dos Calheiros, o grupo adversário.

O filho de Arthur Lira, Alvinho, subiu no palanque do avô de 82 anos. Aos 18, Alvinho foi cotado para vice, mas a legislação exige mínimo de 21 anos para eleição a prefeitura.

Lira também elegeu a prima Pauline Pereira como prefeita de Campo Alegre.

Na capital, seu aliado JHC (PL) se reelegeu no primeiro turno. Mas a vitória foi menos saborosa para o presidente da Câmara. Lira tentou emplacar outra prima, Jó Pereira, na vice, mas JHC preferiu Rodrigo Cunha (Podemos). O vice tem boa perspectiva de assumir a cadeira em 2026, quando JHC deve deixar o cargo para disputar o governo ou o Senado.

A derrota mais simbólica de Lira ocorreu em Junqueiro, a cidade natal do seu pai e de sua mãe, no semiárido alagoano.

Joãozinho Pereira, primo de Lira e ex-diretor da Codevasf em Alagoas, não conseguiu se eleger prefeito da cidade onde o seu pai exerceu quatro mandatos.

Lá se reelegeu Leandro Silva, do MDB, um adversário ferrenho da família.

Podcast 'Lira: os Atalhos do Poder', de Thais Bilenky

O novo podcast original do UOL Prime já está disponível no YouTube e nas principais plataformas de áudio.

Continua após a publicidade

Em cinco episódios, a série apresentada pela jornalista Thais Bilenky mergulha nos últimos anos da política brasileira para explicar como Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados, mudou a relação entre Legislativo, Executivo e Judiciário.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.