Topo

Atual prefeito, Marchezan opta por neutralidade no 2º turno em Porto Alegre

Marchezan foi o terceiro candidato mais votado no primeiro turno das eleições na capital gaúcha, com 21,07% dos votos válidos - UOL
Marchezan foi o terceiro candidato mais votado no primeiro turno das eleições na capital gaúcha, com 21,07% dos votos válidos Imagem: UOL

Pedro Caramuru

Em São Paulo

18/11/2020 12h24

Prefeito de Porto Alegre e candidato derrotado à reeleição, Nelson Marchezan Jr. (PSDB) anunciou ontem que não apoiará nem Sebastião Melo (MDB) e nem Manuela D'Ávila (PCdoB) no segundo turno das eleições na capital gaúcha.

"Tenho uma prefeitura para administrar, uma pandemia para monitorar e uma cidade para cuidar", disse o prefeito em nota em seu perfil no Twitter. "É por isso que, neste segundo turno, não apoiarei pessoalmente nenhum candidato", concluiu.

O tucano afirmou ainda que vai garantir ao vencedor "uma transição transparente, democrática e republicana", e disse que tanto Melo quanto D'Ávila representam modelos de confronto à atual gestão.

"Jamais deixei que sindicatos, partidos, corporações, interesses particulares ou privados ficassem acima do interesse público. Enfrentei a corrupção e a velha política com ética, coragem e responsabilidade com o futuro", afirmou.

"E paguei o preço desta escolha com incompreensões, desgastes, perseguições políticas e agressões pessoais, a mim e à minha família", continuou.

Marchezan foi o terceiro candidato mais votado no primeiro turno das eleições na capital gaúcha, com 21,07% dos votos válidos.

Sebastião Melo, com 31,01%, e Manuela D'Ávila, com 29%, superaram o atual prefeito, que é alvo de um processo de impeachment na Câmara de Vereadores por suposto uso de recursos do Fundo Municipal de Saúde em ações de publicidade.

Apesar da declaração do prefeito de que não apoiará nenhum dos candidatos, a chapa de vereadores tucanos eleitos e o Diretório Municipal do PSDB em Porto Alegre se reúnem hoje para definir se apoiarão um dos dois candidatos.