Topo

O que é quarentena? O que posso fazer na quarentena? Até quando dura?

Homem caminha sozinho pelo centro de São Paulo durante a quarentena - Alexandre Schneider/Getty Images
Homem caminha sozinho pelo centro de São Paulo durante a quarentena Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/04/2020 04h00Atualizada em 15/12/2020 09h00

Adotada por quase todos os estados brasileiros, a quarentena é uma das principais medidas restritivas com o objetivo de combater a proliferação da transmissão do novo coronavírus. Mas o que significa na prática? É só ficar em casa? O que posso e o que não posso fazer? Até quando dura? E o comércio funciona? O UOL tira as principais dúvidas sobre a quarentena:

Dúvidas sobre quarentena por causa do coronavírus

O que é quarentena?

Quarentena é uma medida restritiva do trânsito de pessoas em áreas públicas e privadas em busca de diminuir a disseminação do vírus. Quanto menos pessoas circulando, menos o coronavírus se espalha pela população.

No Brasil, ela está sendo estipulada por cada estado ou município individualmente, sem determinação federal.

O que fazer na quarentena?

As pessoas devem ficar em casa e só sair para trabalhar, caso forneçam algum serviço essencial, ou sob extrema necessidade, como para comprar alimentos, medicamentos ou motivos de saúde. Também é permitido andar na rua, na grande maioria das cidades não há toque de recolher, mas recomenda-se no máximo uma volta no quarteirão.

Não é permitido fazer aglomerações públicas e não há consenso sobre a prática de exercícios ao ar livre, desde que haja distanciamento social, embora a recomendação é que sejam feitos em casa. Também deve-se evitar reuniões internas, nas casas de parentes ou amigos.

Quantos dias serão de quarentena?

Depende. Como ela é estipulada por cada órgão público, varia de acordo com o planejamento e o desenvolvimento da doença em cada região.

Em São Paulo, ela começou no dia 24 de março e vai até, pelo menos, até 4 de janeiro de 2021. No Rio de Janeiro, começou no dia 17 de março e vai até, pelo menos, 20 de dezembro.

O que abre na quarentena?

No início da quarentena, em São Paulo, por exemplo, estavam liberados apenas serviços considerados essenciais por meio de decreto. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, listou 45 deles, como comércios de produtos essenciais (mercados e farmácias), serviços de saúde, financeiros (bancos e lotéricas), de higiene (lavanderias e serviços de limpeza), de hospedagem, oficinas, lojas para animais, entre outros.

Bares, restaurantes e padarias poderiam abrir só para fazer entregas via delivery ou para retirada no local, sem permanência interna dos clientes. Lojas só poderiam fazer vendas remotas. Com o passar dos meses, esses serviços puderam voltar a operar sem tantas restrições, inclusive com presença de clientes em seus espaços.

Quando acaba a quarentena em São Paulo?

A quarentena em São Paulo foi prolongada até 4 de janeiro de 2021, com possibilidade de nova prorrogação. O estado, porém, já se encontra em um processo de flexibilização regional. São Paulo entrou em quarentena no dia 24 de março.

Quarentena no Rio de Janeiro vai continuar?

O Rio de Janeiro prolongou sua quarentena até, pelo menos, 20 de dezembro. O estado entrou em quarentena dia 17 de março.