Topo

Em nota, Itamaraty lembra um ano de terremoto do Haiti e diz que Brasil já liberou 80% da ajuda prometida

Do UOL Notícias

Em São Paulo

12/01/2011 10h28

  • Arraste a barra e veja a área da periferia de Porto Príncipe, antes e depois do terremoto

  • Rua em frente a um hospital em Porto Príncipe no dia do terremoto e, depois, no último dia 6

Em nota divulgada nesta quarta-feira (12), o Itamaraty expressou solidariedade aos haitianos, vítimas de terremoto ocorrido há um ano e que matou mais de 200 mil pessoas e deixou mais de 300 mil feridos, e afirmou que o "Brasil seguirá intensificando a assistência humanitária ao Haiti e apoiando os esforços de reconstrução do país".

O Itamaraty também afirma que o Brasil já liberou 80% dos US$ 172 milhões de sua promessa de contribuição ao país.

Veja abaixo a íntegra da nota:

O Governo brasileiro reafirma sua solidariedade ao povo e ao Governo haitianos na data de hoje, 12 de janeiro, transcorrido um ano desde o terremoto que resultou na perda de milhares de vidas e em danos generalizados.

O Brasil seguirá intensificando a assistência humanitária ao Haiti e apoiando os esforços de reconstrução do país. O Governo brasileiro tem participado das atividades da Comissão Interina para Reconstrução do Haiti, encarregada de coordenar a ajuda internacional ao país, e realizou contribuição pioneira ao Fundo de Reconstrução do Haiti.

Até o momento, o Brasil já efetivou o aporte de aproximadamente 80% dos US$ 172 milhões de sua promessa de contribuição ao país, referente ao biênio 2010-2011, anunciada na Conferência Internacional de Doadores para o Haiti (Nova York, 31 de março de 2010).

Ao evocar a memória daquela tragédia, o Governo brasileiro espera que a passagem de um ano do terremoto enseje a renovação do compromisso internacional com a reconstrução, o desenvolvimento de longo-prazo e a consolidação da democracia do Haiti, no marco do processo eleitoral atualmente em curso no país.