Topo

Inglesa de 10 anos que perdeu a visão torna-se a mais jovem intérprete do Parlamento Europeu

A inglesa Alexia Sloane durante visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, no início da semana - Divulgação/Site Oficial de Robert Sturdy
A inglesa Alexia Sloane durante visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, no início da semana Imagem: Divulgação/Site Oficial de Robert Sturdy

Do UOL Notícias

Em São Paulo

15/04/2011 11h46

Depois de ser diagnosticada com um tumor cerebral e perder a visão aos dois anos de idade, a inglesa Alexia Sloane, 10, conseguiu realizar, no início da semana, o seu maior sonho: ser intérprete por um dia.

Fluente em quatro idiomas -- inglês, francês, espanhol e mandarim, e ela está aprendendo alemão --, Alexia venceu, em 2010, o prêmio "jovem empreendedor comunitário do ano", em Cambridge. Com o prêmio, ela ganhou o direito de conhecer o Parlamento Europeu. A visita aconteceu no ínicio da semana e foi filmada e exibida na noite de quinta-feira na emissora do Parlamento.

Alexia foi recebida pelo parlamentar Robert Sturdy e trabalhou como intérprete durante uma reunião, sendo a mais jovem a realizar essa função na história do Parlamento.

"A viagem foi mais do que um sonho realizado, infelizmente tenho que acordar para a realidade agora", disse ela.

"Estou ainda mais determinada a me tornar uma intérprete e voltar a Bruxelas em um futuro não muito distante, para rever as pessoas que eu conheci aqui", completou a jovem.

"Existe uma idade mínima, de 14 anos, apenas para entrar no Parlamento. Por isso o fato de Alexia ter 10 é incrível", comenta a mãe.

A facilidade em aprender outras línguas vem de casa, já que a mãe de Alexia, Isabelle, é meio francesa, meio espanhola, enquanto o pai, Richard, é inglês. "Ela sempre foi muito bem em outras línguas e se mostrou interessada desde cedo", diz a mãe Isabelle.

"Participar da reunião de um comitê internacional e ser intérprete com apenas 10 anos é fantástico", disse Sturdy, que chamou Alexia de "uma jovem fabulosa".