Topo

Autoridades querem inibir prática do naturismo em praia da Califórnia

UOL Notícias*

Em São Paulo

01/08/2011 17h06

“Sem marcas de bronzeado, é natural”, afirmou a americana Nicole Archuletta, de 25 anos e frequentadora da praia Trail 6, que faz parte de Gold Beach, localizada no parque estadual San Onofre State Beach, na Califórnia.

Naturistas que utilizam a praia há vários anos estão vendo suas práticas ameaçadas pela Marinha do país, proprietária do terreno. Segundo os oficiais, a área é utilizada para exercícios militares e está sendo “invadida” pelos civis. O embate começou há dois anos, quando um tribunal autorizou o Estado a proibir o nudismo em uma praia próxima.

Hoje, frequentadores da praia afirmam que guardas locais provocam os nudistas se escondendo atrás de arbustos e até os espiam com binóculos e câmeras. “É muito infantil”, afirmou John Squicciarini, um dos naturistas.

“Eles exageram, não estamos perseguindo ninguém”, afirmou, por sua vez, Roy Stearns, porta-voz do departamento de parques e lazer da Califórnia.

Já a Marinha ressalta que não quer civis -- nus ou cobertos -- em suas praias. “Civis não podem usar a praia sem autorização do departamento de Defesa, não importa a intenção”, assegurou o tenente Ryan K. Welsh. Segundo ele, os oficiais também fazem patrulhas periódicas no local.

Alguns integrantes da comunidade naturista acreditam, no entanto, que tudo faz parte de uma campanha para proibir a prática em outras áreas do parque. “Algumas pessoas vêm aqui há mais de 30 anos para relaxar”, disse Allen Baylis, advogado e um dos frequentadores do local.

Stearns, no entanto, nega as acusações. “Essas áreas não serão fechadas, a menos que existam problemas que nos forcem a fazer isso.”

Com informações do “Daily Mail”, “Los Angeles Times” e “Stard and Stripes”