Topo

Acidente ferroviário deixa onze mortos e centenas feridos em Buenos Aires

UOL Notícias*

Em São Paulo

13/09/2011 13h49Atualizada em 13/09/2011 18h06

Pelo menos 11 pessoas morreram em um acidente entre dois trens e um ônibus nesta terça-feira em uma passagem de nível do bairro de Flores, ao sudoeste de Buenos Aires. Inicialmente, o número de mortos era de nove, mas outras duas vítimas não teriam sobrevivido aos ferimentos, segundo os jornais "Clarín" e "La Nación".

Outras 212 pessoas ficaram feridas, entre elas uma criança de 2 anos, no que é considerado um dos acidente mais graves dos últimos anos no país, informaram fontes policiais e de saúde.

Entre os feridos há 20 "com ferimentos graves" que permanecem hospitalizados, detalhou o diretor do Serviço de Atendimento Médico de Emergência (Same), Alberto Crescenti, ao atualizar a apuração oficial de vítimas. Já entre as vítimas fatais, está o motorista do ônibus, confirmou o secretário de Transporte, Juan Pablo Schiavi.

O comandante dos bombeiros Omar Bravo afirmou que "foram resgatadas pessoas que estavam no ônibus, no trem, na plataforma" e, entre elas, destacou que "foi possível resgatar um menino de uns dois anos que estava embaixo da plataforma".

O maquinista de um dos dois trens, Alberto Carbonelli, cujas pernas ficaram presas entre as ferragens, foi o último a ser resgatado e foi levado lúcido de helicóptero até o hospital Alvarez, onde era operado, afirmou a diretora do centro, Diana Galimberti.

Os feridos foram levados a quatro hospitais da capital argentina, que se declararam em alerta vermelho.

O acidente ocorreu na linha Sarmiento de trens, que une a estação Once, no centro de Buenos Aires, com a povoada periferia oeste, e transporta cerca de 130 milhões de passageiros por ano, segundo a empresa que os administra.

O incidente ocorreu pouco antes das 7h locais (e de Brasília), quando milhares de pessoas utilizam o transporte público para iniciar o dia de trabalho.

O porta-voz da empresa ferroviária Trens de Buenos Aires (TBA), Gustavo Gago, declarou a rádios locais que o ônibus cruzou a passagem de nível quando as catracas estavam fechadas. "Mas vamos esperar os resultados das perícias e as gravações para determinar como aconteceu."

"Se foi assim que aconteceu trata-se de uma atitude temerária e imprudente do motorista do ônibus", apontou.

O acidente, ocorrido em horário de pico do uso de transporte público, paralisou o serviço da ferrovia Sarmiento, que liga Buenos Aires à periferia oeste da capital argentina. Dados indicam que esse modal transporta cerca de 700 mil passageiros ao mês.

*Com agências internacionais