Ciclone Chido provoca pelo menos 45 mortes em Moçambique

O ciclone Chido causou a morte de pelo menos 45 pessoas em Moçambique, segundo o Instituto Nacional de Gestão de Riscos e Desastres do país.

O que aconteceu

O ciclone atingiu o continente africano no domingo (15). Após passar pelo Oceano Índico e pelo arquipélago francês de Mayotte, onde há temor de "centenas" de mortos, ele chegou ao norte de Moçambique, na província de Cabo Delgado.

Quase 500 pessoas ficaram feridas. A catástrofe foi causada por ventos que chegaram a 260 km/h e chuvas intensas que acumularam 250 mm em apenas 24 horas.

Mais de 24.000 casas foram destruídas completamente. Outras 12.300 residências sofreram danos parciais devido à tempestade.

A tempestade afetou mais de 181.000 pessoas em Moçambique. O país lusófono enfrenta frequentemente desastres naturais, como furacões e secas, como a ocorrida no ano passado.

15.dez.2024 - Criança parada ao lado de casas danificadas após o ciclone Chido atingir o distrito de Mecufi, provando Cabo Delgado, em Moçambique
15.dez.2024 - Criança parada ao lado de casas danificadas após o ciclone Chido atingir o distrito de Mecufi, provando Cabo Delgado, em Moçambique Imagem: Eduardo Mendes / UNICEF / AFP

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.