Topo

Sobrevivente de massacre na Noruega se escondeu em penhasco para fugir de atirador

Marius Hoft, 19, que conseguiu escapar do atirador escondendo-se em um penhasco na ilha de Utoya - Reprodução/Daily Mail
Marius Hoft, 19, que conseguiu escapar do atirador escondendo-se em um penhasco na ilha de Utoya Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

15/05/2012 12h34

Imagens divulgadas nesta semana mostram como um dos jovens que estava na ilha de Utoya, na Noruega, consegui escapar atirador norueguês, Anders Breivik.

Marius Hoft, 19, conseguiu driblar o atirador escondendo-se no penhasco da ilha. Ele foi uma das testemunhas ouvidas nesta segunda-feira (14) pelo tribunal que julga o atirador. Nesta semana, todo os depoimentos serão concentrados nos sobreviventes da ilha.

Segundo o "Daily Mail", que divulgou as fotos, Hoft disse ao tribunal que ele e o amigo Andreas Dalby  Groennesby, 17, tentaram fugir do atirador correndo pelo penhasco. No entanto, Dalby acabou caindo e perdendo a vida.

"Breivik estava em cima de mim, matando pessoas", disse Hoft. "Comecei a chorar e decidi esperar na encosta até perceber que estava seguro. Eu queria sobreviver e pensava na minha mãe", completou o jovem.

Devido ao estado de choque, Hoft contou que quando foi finalmente resgatado pela polícia sentiu-se "indiferente, nem feliz, nem triste". Desde o massacre, o jovem diz ter problemas para dormir, trabalhar e estudar.

Outros sobreviventes ouvidos ontem também relataram os momentos de horror vividos na ilha. O julgamento do atirador entrou na quinta semana, e a previsão é de que leve dez semanas.

Breivik detonou um carro-bomba no dia 22 de julho de 2011 no complexo governamental de Oslo e causou a morte de oito pessoas, e depois realizou um massacre no acampamento da Juventude Trabalhista, na ilha de Utoya, onde morreram outras 69.