Topo

Brasileiro morre durante salto de base jump na Noruega

Foto de arquivo mostra um dos saltos anteriores de André Sementile. O Itamaraty confirmou a morte do brasileiro na última quarta-feira, durante um salto na Noruega - Reprodução/Futura Press
Foto de arquivo mostra um dos saltos anteriores de André Sementile. O Itamaraty confirmou a morte do brasileiro na última quarta-feira, durante um salto na Noruega Imagem: Reprodução/Futura Press

Do UOL, em São Paulo

21/07/2012 19h19Atualizada em 22/07/2012 10h53

O brasileiro André Sementile, 34, morreu na última quarta-feira (18), na Noruega. Ele sofreu um acidente durante um salto de base jump em Rauma, na região norte do país. A informação foi confirmada pelo Itamaraty.

Samentile era paulista, mas estava morando em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e já tinha vasta experiencia em saltos.

De acordo com o jornal norueguês "The Local", o brasileiro praticava um salto na montanha Stabben, mas colidiu com a mesma a uma altura de cerca de 800 metros.

Cinco bombeiros trabalharam no resgate do corpo do brasileiro, que foi encontrado já sem vida, segundo informou o chefe de operações Kjell Biesmans à publicação. A polícia continua investigando o motivo do acidente.

Segundo o Itamaraty, o governo brasileiro está prestando auxílio à família de Sementile para a liberação da documentação.

O BASE jumping (da sigla em inglês Buildings, Antennas, Spans and Earth) é uma modalidade na qual o paraquedista salta de prédios, antenas, pontes e terra (falésias). Para saltar, o base-jumper faz o uso de um pára-quedas apropriado para aberturas a baixas altitudes. 

Devido ao risco, a prática desse esporte é proibida em diversos países.