Topo

Rússia pede "urgência" na definição de substituto para Annan como mediador para a Síria

Do UOL, em São Paulo

03/08/2012 08h46

O governo da Rússia fez um apelo nesta sexta-feira (3) para que se encontre “com urgência” um sucessor para Kofi Annan na função de emissário das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria. Annan renunciou ao cargo de mediador do conflito nesta quinta (2).

“Um sucessor de alto nível para substituir Annan deve ser encontrado com urgência”, defendeu o ministro russo de Relações Exteriores em uma nota oficial, acrescentando que “na atual situação, manter a presença da ONU no país [Síria] adquire um significado especial”.

Na visão da chancelaria russa, a missão da ONU na Síria é "um fator importante para assegurar o apoio internacional às legítimas aspirações do povo sírio de determinar sozinho os caminhos para o desenvolvimento democrático independente do país".

A nota da chancelaria russa atribuiu diretamente aos rebeldes sírios a responsabilidade pelo fracasso das iniciativas de paz.

"Lamentavelmente, a oposição síria rejeitou de forma constante todas as propostas para estabelecer um diálogo político. Nossos associados ocidentais (e) alguns Estados regionais que poderiam ter influenciado a oposição não fizeram nada", informa a nota.

(Com AFP)