Topo

Presidente do Irã despede-se da ONU afirmando que seu país está comprometido com a paz

Do UOL, em São Paulo

26/09/2012 13h25

O iraniano Mahmoud Ahmadinejad fez seu último discurso como presidente do Irã na 67ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta quarta-feira (26). Ele afirmou que seu país está comprometido com a paz e acusou os Ocidentais e Israel de procurar "intimidar" seu país "por meio de armas nucleares".

Nas palavras de Ahmadinejad, o Irã “tem uma visão global e dá boas vindas a qualquer esforço de prover e promover a paz, estabilidade e tranquilidade no mundo”.

Ao falar da relação com o Ocidente, disse que a ameaça é contra o seu país. "As ameaças persistentes feitas pelos Sionistas incultos de recorrer a uma ação militar contra a nossa grande nação ilustram claramente esta realidade amarga", declarou à tribuna da Assembleia Geral da ONU.

Ahmadinejad voltou a dizer que o programa nuclear do país tem fins pacíficos, embora ainda não tenha convencido a comunidade internacional, que acredita que o país esteja produzindo armas de destruição em massa.

A delegação norte-americana decidiu não acompanhar o discurso do presidente iraniano, o último na Assembleia, já que ele deve se aposentar e deixar o cargo em 2013, após oito anos no cargo.

No discurso de terça-feira (25), na Assembleia Geral, o presidente norte-americano Barack Obama disse que os Estados Unidos fariam o que fosse preciso para impedir a produção de armas de destruição de massa no Irã, e disse que ainda há tempo para o diálogo entre os países. “Mas o tempo não é ilimitado", ressaltou Obama.