Topo

Jornal espanhol divulga imagem falsa de Chávez durante tratamento contra câncer

Falsa imagem de Chávez entubado foi divulgada com destaque na versão online do jornal "El País" - Reprodução/ElPaís.com
Falsa imagem de Chávez entubado foi divulgada com destaque na versão online do jornal "El País" Imagem: Reprodução/ElPaís.com

Do UOL, em São Paulo

24/01/2013 01h24Atualizada em 24/01/2013 09h30

O jornal espanhol "El País" publicou na madrugada desta quinta-feira (24) uma imagem falsa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante o tratamento contra o câncer. O fato obrigou uma das mais respeitadas publicações do mundo a recolher das bancas a sua versão impressa de hoje, que trazia na primeira página a suposta foto de Chávez.

A imagem, de baixa qualidade, mostra um homem com tubos em sua boca. A foto chegou a aparecer com destaque na página principal da versão online do "El País" (foto), na madrugada desta quinta-feira, mas foi retirada do ar cerca de meia-hora depois.

Inicialmente, o jornal informou que a imagem havia sido registrada "há poucos dias" e que "não pôde verificar de forma independente as circunstâncias em que foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar".

Horas depois, o periódico publicou nota, se retratando do erro. "O El País retirou de sua página na internet a foto que mostrava um homem entubado em uma cama de hospital e que uma agência de notícias havia fornecido ao jornal, afirmando que se tratava de Hugo Chávez, presidente da Venezuela", informa o comunicado. "O jornal abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do ocorrido e os erros que tenham sido cometidos na verificação da fotografia", disse o jornal em comunicado.

Ainda de acordo com o "El País", "ao constatar que a imagem não era de Chávez, o jornal paralisou a distribuição de sua edição impressa e enviou uma nova aos pontos de venda". O jornal esclareceu ainda que "o incidente pode ocasionar que a edição desta quinta-feira não esteja disponível em algumas bancas, tanto na Espanha como fora do país".

Infográfico: A trajetória de Chávez

  • Arte UOL

O ministro das Comunicações da Venezuela, Ernesto Villegas, criticou o diário. Em sua conta no Twitter, ele classificou como "grotesca e falsa" a foto publicada na primeira página do jornal.

Veracidade da imagem em xeque

Minutos após a publicação da imagem pelo UOL, um internauta denunciou que a imagem era falsa. "Este não é Chávez. Procurem no YouTube pelo vídeo 'Intubacion de Acromegalia AMVAD' e vocês vão ver o vídeo de onde tiraram esta foto", afirmou.

A reportagem do UOL assistiu ao vídeo em questão e constatou semelhanças entre as imagens sem poder, no entanto, atestar a veracidade da foto. O "El País" não cita o vídeo em seu comunicado.

Tratamento médico

O presidente de 58 anos está desde de 10 de dezembro do ano passado em Havana (Cuba), onde se submeteu a uma cirurgia - a quarta intervenção cirúrgica nos últimos 18 meses - como parte do tratamento contra o câncer. A doença foi diagnosticada em meados de 2011.

Chávez não pôde tomar posse para o mandato 2013-2019, no último dia 10, devido a sua situação de saúde. O Tribunal Superior de Justiça (TSJ) aprovou, um dia antes da data prevista para a juramentação, que o ato fosse postergado e ainda a continuidade do Executivo liderado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, a quem Chávez delegou algumas funções. (Com Efe)

Mais Internacional