Topo

Explosão deixa ao menos 55 feridos em Praga

Equipes de resgate atendem mulher ferida em explosão de gás no centro histórico de Praga - David W Cerny/Reuters
Equipes de resgate atendem mulher ferida em explosão de gás no centro histórico de Praga Imagem: David W Cerny/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/04/2013 10h26Atualizada em 29/04/2013 10h52

Uma forte explosão em um prédio nesta segunda-feira (29) deixou ao menos 55 pessoas feridas no centro de Praga, na República Tcheca. O acidente pode ter sido causado por um vazamento de gás.

Até o momento, por conta do forte cheiro de gás no local, os agentes das equipes de resgate, assim como seus cães farejadores, ainda não puderam entrar no edifício.

Cerca de 220 pessoas foram evacuadas do prédio na rua Divadelni, no qual funciona a Faculdade de Cinema e de Ciências Sociais da Universidade Carlo, um escritório da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e uma galeria de arte, informaram os bombeiros. A explosão também estourou algumas janelas dos edifícios vizinhos, incluindo o histórico Cafe Slavia.

"Possivelmente se trata de uma explosão devido a uma fuga de gás, mas não excluímos que possam acontecer outras [explosões]", disse a uma emissora local o porta-voz da polícia, Tomas Hulan.

O diretor dos Bombeiros, Zdenek Schwarz, declarou ao jornal "Právo" que quatro dos feridos estão em estado grave e que outras três ou quatro pessoas ainda estão desaparecidas e, por isso, poderiam estar mortas.

A maioria teve ferimentos leves, como "cortes, contusões e lesões causadas por vidro", disse Zdenek Schwarz, chefe dos paramédicos de Praga, à televisão tcheca. "Nós estimamos não mais de quatro feridos graves, mas esta é uma informação preliminar", afirmou.

Uma porta-voz do serviço de emergências disse que algumas pessoas podem ter ficado presas no prédio. 

Uma testemunha no local viu cerca de uma dúzia de pessoas sendo tratadas pelos serviços de emergência.  "Eu estava sentado calmamente no meu apartamento, fazendo café. Então houve uma explosão incrível. Pensei que o prédio fosse cair. Olhei pela janela, e só havia poeira em todos os lugares", disse Venceslava Sehnotkova, um aposentado que mora nas proximidades, à Reuters TV.

Segundo o prefeito do Distrito 1 de Praga, Oldrich Lomecky, a explosão ocorreu pouco antes das 10h locais. O edifício, que passava por reformas, também estava tendo suas tubulações de gás revisadas, assinalou Lomecky, que, no entanto, não confirmou se a explosão foi causada por um vazamento.

Como medida de precaução, a empresa de gás já cortou a provisão de 20 edifícios próximos, inclusive do Teatro Nacional.

A explosão causou o desabamento de dois andares do imóvel e também afetou os escritórios da Academia de Ciências, que se encontra do outro lado da rua. (Com agências internacionais)