Topo

Israel suspende trégua após "disparos incessantes de mísseis" do Hamas

Do UOL, em São Paulo

27/07/2014 04h46Atualizada em 27/07/2014 08h30

O Exército de Israel informou que suspendeu neste domingo (27) a trégua de 24 horas com o Hamas na faixa de Gaza após "disparos incessantes de mísseis" do movimento islâmico. Após a retomada dos ataques, o grupo islamita declarou que aceita um novo cessar-fogo de 24 horas.

De acordo com o anúncio israelense, cerca de doze mísseis foram atirados no domingo contra o país, sem deixar feridos, e, em retaliação, o Exército iria "continuar sua ação aérea, naval e terrestre na faixa de Gaza".

Ao menos três palestinos morreram em ataques separadas no leste de Gaza após o anúncio, segundo testemunhas ouvidas pela Reuters. A Al-Jazeera relata que fumaça foi vista em vários locais da faixa de Gaza.

Hamas havia rejeitado trégua

O gabinete de segurança de Israel havia aprovado uma proposta feita pela ONU (Organização das Nações Unidas) de que a trégua humanitária deste sábado (26) fosse estendida por mais 24 horas, segundo porta-voz das Forças Armadas, o coronel Peter Lerner. O Hamas já havia rejeitado a medida e manteve os disparos de foguetes.

A trégua unilateral de Israel deveria ocorrer até a meia-noite no horário local (18h de Brasília) deste domingo. Israel havia avisado que, durante o período, as Forças Armadas continuariam em missão terrestre e poderiam responder caso fossem atacadas pelos radicais islâmicos.

O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, rejeitou a extensão do cessar-fogo afirmando que "qualquer trégua humanitária não terá valor sem a retirada dos tanques israelenses da Faixa de Gaza, sem que seus habitantes possam voltar as suas casas e sem que as ambulâncias transportando os corpos possam circular livremente".

Mais cedo, Israel havia concordado em estender por quatro horas a trégua humanitária em Gaza. Porém, o grupo radical Hamas rejeitou essa proposta.

O sistema antimísseis israelense chegou a interceptar dois foguetes logo após o fim do prazo humanitário. O braço armado do movimento islamita Hamas, as Brigadas Ezedin al-Qassam, assumiu a responsabilidade pelo disparo de sete foguetes.

Número de mortos sobe para mil

A trégua acordada inicialmente, de 12 horas, foi obedecida por ambas as partes até 20h no horário local (14h no horário de Brasília). Com a trégua humanitária, ambulâncias entraram nas regiões de conflito neste sábado (26) e retiraram mais de uma centena de corpos entre os escombros.

Desde o início da ofensiva israelense em Gaza, em 8 de julho, mais de mil palestinos foram mortos, na sua grande maioria de civis. Outros 6.000 palestinos, também na maioria civis, estão feridos, segundo o Ministério da Saúde palestino.

Do lado de Israel, 42 israelenses morreram, 40 deles soldados, além de um trabalhador tailandês, desde o início da ofensiva.

Mais cedo, uma reunião em Paris reuniu chefes da diplomacia da França, Estados Unidos, Catar, Turquia e o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, para buscar uma trégua duradoura. As autoridades fizeram um apelo pela prolongação do cessar-fogo em vigor, segundo o chanceler francês, Laurent Fabius. 

Bairros devastados

Em Gaza, muitos palestinos aproveitaram o breve respiro para voltar aos seus bairros devastados, onde os cadáveres e os escombros se acumulavam. Multidões procuravam por água e comida.

Equipes de resgate e jornalistas descreviam cenas de desolação: casas que desabaram, corpos enegrecidos entre as ruínas e poças de sangue sobre as marcas dos tanques israelenses.

O Hamas desaconselhou os deslocados pelo conflito --mais de 160 mil, segundo a ONU-- a se aproximar dos imóveis bombardeados e das zonas de combate pela possível presença de artefatos.

O Exército israelense também recomendou que os habitantes não voltassem as suas casas neste minúsculo território onde cerca de 1,8 milhão de pessoas vivem na miséria. (Com agências internacionais)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Israel suspende trégua após "disparos incessantes de mísseis" do Hamas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional