Topo

Petição por segundo referendo sobre a UE supera 3 milhões de assinaturas

Do UOL, em São Paulo

25/06/2016 07h46Atualizada em 26/06/2016 13h27

Mais de 3 milhões de pessoas já assinaram até a manhã deste domingo (26) uma petição ao Parlamento para que o Reino Unido celebre um segundo referendo sobre a União Europeia (UE).

O site petition.parliament.uk chegou a travar com a grande quantidade de pedidos por uma segunda consulta. 

O texto, impulsionado por um cidadão identificado como William Oliver Healey, pede aos deputados a "implementação de uma norma pela qual se o voto para sair ou ficar (na UE) for inferior a 60%, com uma participação inferior de 75%, deveria ser convocado outro referendo.

Através de uma mensagem em seu site oficial, o Parlamento afirmou que considerará este pedido para debate, o que se compromete a fazer com todas as iniciativas cidadãs que reúnam mais de 100 mil assinaturas.

Uma comissão vai se reunir na próxima terça-feira, quando poderá decidir se aprova a realização de um debate sobre o assunto.

No referendo da última quinta-feira (23), 51,9% dos eleitores britânicos escolheram romper os laços entre o Reino Unido e o bloco comunitário, contra 48,1% que preferiam continuar na UE, em uma consulta que teve 72,1% de participação da população. 

A decisão, porém, revelou grandes divisões dentro do Reino Unido. Escócia e Irlanda do Norte, além de grandes cidades como Londres, votaram a favor da permanência do bloco. 

Após o anúncio do resultado, o premiê britânico, David Cameron, anunciou que vai renunciar em outubro. 

Pelas regras do Tratado de Lisboa, que rege o bloco, o Reino Unido tem o prazo de 2 anos, a partir do anúncio oficial da separação, para concretizá-la.

Porém, líderes de países da UE pediram na sexta-feira para o país dê prosseguimento ao ato o mais rapidamente possível. (Com agências internacionais)

O que acontece agora?

  •